Professora capixaba é finalista em um dos principais prêmios nacionais de educação | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Professora capixaba é finalista em um dos principais prêmios nacionais de educação

Publicado em: 27/04/2023

Arte: Divulgação/IFES Piúma

Arte: Divulgação/IFES Piúma

Entre mais de 2.800 inscritos no Prêmio Educador Transformador, um dos mais importantes do Brasil, a professora capixaba Laís Jubini Callegario, de Piúma, se destacou e vai carregar a bandeira do Espírito Santo na premiação nacional.

Lecionando no Instituto Federal (IFES) de Piúma, Laís trabalhou com os alunos do 2° período do curso de Engenharia de Pesca em um projeto chamado “Saber popular e acadêmico no contexto de comunidades tradicionais pesqueiras do Litoral Sul do ES”.

“O projeto foi desenvolvido em uma turma com 26 alunos e tinha como objetivo integrar os conceitos científicos estudados em sala de aula com os saberes da experiência de pescadores artesanais da região. Como produto final desse projeto, os alunos criaram um ebook visando promover a valorização da cultura local. A partir do projeto foi possível mostrar aos alunos que não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes, como nos disse Paulo Freire, e que nós como educadores devemos levar essa reflexão para sala de aula”, conta a professora que confessa ter ficado surpresa com a classificação.

“A gente se inscreve com a expectativa de chegar à final, mas confesso que eu não esperava. Quando recebi o resultado foi uma surpresa. Eu acho que essa premiação funciona como um estímulo, porque ela vem para mostrar ao professor que ele está no caminho certo. Quando a gente percebe que a nossa metodologia ou proposta na sala de aula foi reconhecida, isso serve de incentivo para nós”, comemora Laís.

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, e visa promover práticas educacionais transformadoras, e reconhecer professores que, a partir de projetos inovadores, encorajam seus estudantes a desenvolver ideias e respostas para problemas reais do cotidiano.

“É um orgulho muito grande para o Espírito Santo ter entre os selecionados uma professora capixaba que através da educação contribui para transformar a realidade do seu entorno. O Sebrae/ES apoia iniciativas como esta e reconhece através dessa premiação os professores que incentivam experiências, práticas e iniciativas empreendedoras entre os alunos”, destaca a analista do Sebrae/ES Carla Figueiredo.

Ao todo, 70 projetos pedagógicos de todo o país concorrem na etapa final do prêmio. O grande vencedor da premiação será conhecido durante o Congresso Bett Brasil 2023, entre os dias 09 e 12 de maio, em São Paulo.

Prêmio Educador Transformador

Voltado para professores brasileiros, de escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que implementaram ou estão implementando projetos educacionais entre os anos de 2021 e 2023, com alunos de diferentes etapas e modalidades de ensino, o prêmio tem como missão reconhecer e valorizar professores que trabalham a inovação, o empreendedorismo e a transformação social em seus projetos.

O prêmio é dividido em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O ganhador de cada categoria receberá um troféu, certificado, Missão Técnica Nacional e uma bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora, na modalidade ensino a distância, ministrado pela Faculdade Sebrae. Além disso, serão disponibilizadas cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores.

 

 

Recomendadas