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Professora capixaba é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 por projeto de inclusão com alunos autistas

Publicado em: 13/10/2023

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Priscilla Castro dos Santos, professora de educação especial no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecília Meireles, localizada no bairro Monte Belo, em Vitória, acaba de conquistar um dos mais prestigiados prêmios educacionais do Brasil, o “Prêmio Educador Nota 10“. Com mais de 2.800 inscrições de professores de todo o país, essa competição é frequentemente comparada ao “Oscar” da educação, pois confirma o comprometimento, a dedicação e a inovação de educadores com um impacto positivo na vida de seus alunos.

Priscilla é uma das nove ganhadoras do cobiçado prêmio, que contempla três categorias distintas: Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Direitos Humanos. A premiação acontecerá no dia 25 de outubro em São Paulo, onde serão anunciados o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria e revelado o nome do Educador do Ano.

A educadora capixaba inscreveu seu projeto intitulado “Mini-história: um olhar poético do cotidiano das crianças com autismo” na categoria Direitos Humanos. Seu projeto, que captura de maneira lúdica e eficaz o cotidiano e as aprendizagens de crianças com necessidades especiais, recebeu destaque no concurso.

Em entrevista, Priscilla descreveu seu entusiasmo: “Desde pequena, sempre brinquei de ser professora. É uma paixão que faz parte da minha vida desde a infância. Estou há 17 anos nessa carreira, e esse prêmio é o resultado de muito estudo, trabalho, dedicação e também de luta. Meu sentimento é de valorização e reconhecimento de toda uma trajetória profissional.”

Seu projeto envolve crianças dos grupos 2, 3 e 6 do CMEI Cecília Meireles. As mini-histórias que narram o cotidiano dos alunos registram suas interações e aprendizados por meio de texto e imagens. O objetivo principal é promover o respeito à diversidade e à inclusão.

“Através do olhar para a criança, é possível compreender a beleza e as sutilezas aparentemente simples, mas que são conquistas na vida dessas crianças e de suas famílias. Eu acredito na potência dessas histórias, que têm o poder de mudar mentes e enfrentar os preconceitos, mostrando a verdadeira força da diversidade”, enfatiza Priscilla.

Para sensibilizar o corpo docente e profissionais da escola, as narrativas dos pequenos são comunicadas semanalmente por meio do grupo de WhatsApp da instituição. Isso contribuiu para conscientizar a comunidade escolar sobre as especificidades e o potencial das crianças com necessidades especiais.

Uma das comoventes mini-histórias compartilhadas pela professora Priscilla envolvida no pequeno Eric, uma criança com transtorno do espectro autista (TEA). O relato emocionado Renata Rodrigues, mãe de Eric, que se surpreendeu ao ver como o filho, que tem dificuldade de interação, conseguiu se aproximar de um amigo na escola.

Renata compartilha sua experiência: “Eu chorei no dia que vi esse relato porque foi emocionante para mim. Eric é autista de grau 2 e não verbal, e tem dificuldade de interação. Foi através desse olhar que vi que o Eric, assim como todos os outros, também queria um amigo, só não sabia como chegar junto. Essas histórias podem mostrar para todos que o autista tem tudo para conquistar o mundo como qualquer outra criança típica.”

Os projetos inscritos no Prêmio Educador Nota 10 foram cuidadosamente avaliados com base em diversos critérios, incluindo evidências de aprendizagem comprovadas por meio do material apresentado e sua flexibilidade para serem aplicados em diferentes contextos educacionais.

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