Professora de Vitória participa da COP 28 sobre mudanças climáticas em Dubai | Orgulho Capixaba
News • Ciência

Professora de Vitória participa da COP 28 sobre mudanças climáticas em Dubai

Publicado em: 14/12/2023

Foto: Divulgação

A educadora Marina Castro, integrante do corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Orlandina D’Almeida Lucas, participou da “Green Zone” da COP 28, a conferência climática das Nações Unidas realizada em Dubai.

A “Green Zone” é um espaço destinado a diversas instituições e líderes compartilharem experiências e soluções climáticas, concentrando-se na discussão sobre a importância da educação na mitigação das mudanças climáticas. Durante o evento, Marina compartilhou insights do projeto educacional “São Cristóvão Sustentável”, implementado na escola Orlandina D’Almeida Lucas, situada no bairro São Cristóvão.

Além de seu envolvimento na COP 28, a professora também participa do programa Ensina Brasil, que busca desenvolver lideranças e projetos educacionais em comunidades escolares com maior vulnerabilidade social.

Marina expressou sua satisfação ao levar o projeto “São Cristóvão Sustentável” para fora da comunidade escolar onde atua, destacando a importância de expandir o debate globalmente.

“Acho que o meu sentimento de poder trazer o São Cristóvão Sustentável pra cá é poder mostrar o trabalho que a gente está fazendo expandindo esse debate, saindo de Vitória, do bairro São Cristóvão e poder falar para o mundo. A gente precisa implementar o ‘São Cristóvão Sustentável’ em todas as escolas, a gente precisa ter coleta seletiva, reciclagem de lixo, reutilização de água, composteira em todas as escolas, porque isso é um tema urgente. Então acho que vir pra cá e trazer isso e ouvir o que os outros professores estão falando é poder colocar o nosso país e colocar a nossa cidade num cenário mundial de realmente uma transformação a partir da base”, disse a professora.

Ao discutir sua experiência na conferência, Marina enfatizou a necessidade de transformar a conscientização ambiental na comunidade escolar e que vai além quando as atitudes sustentáveis são levadas para dentro dos lares.

“Acho que o meu sentimento de poder trazer o São Cristóvão Sustentável pra cá é poder mostrar o trabalho que a gente está fazendo expandindo esse debate, saindo de Vitória, do bairro São Cristóvão e poder falar para o mundo. A gente precisa implementar o ‘São Cristóvão Sustentável’ em todas as escolas, a gente precisa ter coleta seletiva, reciclagem de lixo, reutilização de água, composteira em todas as escolas, porque isso é um tema urgente. Então acho que vir pra cá e trazer isso e ouvir o que os outros professores estão falando é poder colocar o nosso país e colocar a nossa cidade num cenário mundial de realmente uma transformação a partir da base”, ressaltou a educadora.

Apesar de representar a ação, o trabalho é coletivo. Marina frisou a colaboração e a importância da colaboração dos alunos que se envolveram ativamente para a implementação do projeto.

“Eu reforcei muito pra eles, antes de vir pra cá, que eu estava vindo aqui representar a gente, porque o projeto ele não é meu, o projeto ele é dos alunos. Quem construiu o São Cristóvão Sustentável, quem construiu a horta, quem implementou a coleta seletiva, quem dialogou com os alunos, quem fez a gincana do São Cristóvão Sustentável, foram os alunos. Então, eu acho que eles conseguem se sentir parte disso e se sentir importantes, e realmente vendo que de pouquinho em pouquinho, de passo em passo, a gente consegue mudar as coisas”, destacou.

O projeto “São Cristóvão Sustentável” busca unir escola, família e comunidade na construção de um ambiente escolar consciente sobre a preservação da natureza e práticas cotidianas corretas de descarte de resíduos sólidos. A escola realiza diversas atividades ao longo do ano letivo, incluindo teatros, apresentações, gincanas e palestras, visando sensibilizar os estudantes para questões como coleta seletiva, descarte de resíduos e alimentação saudável. O objetivo final é incorporar esses valores na cultura do bairro para promover a sustentabilidade a longo prazo.

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas