News • Esporte

Projeto Meninos da Vila: o futebol como caminho de esperança e descobertas de talentos no Jaburu

Publicado em: 27/01/2026

Projeto Meninos da Vila. Foto: Divulgação

 

Após passagens por vários clubes do Brasil e do exterior, o jogador capixaba Emerson Balotelli está de volta ao Espírito Santo com um propósito que vai além das quatro linhas. Morador da comunidade de Jaburu, em Vitória, ele integra de forma voluntária o Projeto Meninos da Vila, iniciativa social que utiliza o futebol como ferramenta de inclusão, descoberta de talentos e, principalmente, de transformação social.

Criado há cerca de três meses, o projeto nasceu a partir de um convite de lideranças comunitárias do morro. Os treinos acontecem próximos ao mirante da comunidade e já reúnem dezenas de crianças e adolescentes. Com o apoio de uma pequena equipe, Emerson e os demais voluntários buscam oferecer orientação esportiva e valores que ultrapassam o sonho de se tornar jogador profissional.

Foto: Divulgação

“Meu intuito nesse projeto é poder ajudar os jovens aqui do morro. Tem jovens que têm muita qualidade, muito talento, mas não é só pelo talento. É por poder tirar eles da criminalidade. A gente sabe que hoje, na comunidade, é muito fácil um jovem se envolver na vida errada”, afirma Balotelli.

Mesmo com pouco tempo de existência, o Projeto Meninos da Vila já apresenta bons resultados. Por meio da rede de contatos construída ao longo da carreira no futebol, Emerson conseguiu encaminhar dois alunos para uma escolinha de Cariacica, enquanto outros jovens estão em fase de avaliação para a mesma parceria, que deve ser oficializada em breve.

 

Quem é Emerson Balotelli

A trajetória de Emerson Balotelli no futebol começou cedo, aos 11 anos, em uma escolinha no bairro Bento Ferreira. A partir dali, passou por projetos sociais, categorias de base e clubes profissionais do Espírito Santo, como Vitória e Rio Branco, além de uma sólida experiência internacional, com passagens por times da Bolívia, da França, de Portugal, da Tailândia e do Vietnã.

Emerson Balotelli. Foto: Divulgação

Após quase quatro anos fora do país, o retorno ao Brasil foi motivado por questões pessoais. “Voltei da Tailândia depois de uma crise de ansiedade. Fiquei muito tempo longe de casa, praticamente quatro anos sem ver minha família. Hoje estou curtindo a minha família, tratando uma lesão e me recuperando para voltar a ficar ativo no futebol ainda esse ano”, conta o atleta.

Enquanto se prepara para retomar a carreira profissional, Emerson escolheu investir tempo, conhecimento e vivência no projeto social da comunidade onde vive até hoje. A proposta, segundo ele, é formar cidadãos com caráter, independentemente de seguirem ou não no futebol, para que sejam reconhecidos positivamente por onde passarem.

 

Você também pode ajudar!

Para seguir crescendo, o Projeto Meninos da Vila enfrenta desafios comuns a iniciativas de periferia, como a falta de recursos para compra de calçados, uniformes e materiais de treino.

Pessoas físicas, empresas e possíveis parceiros interessados em contribuir podem entrar em contato pelo Instagram @projeto_mdv2025 e ajudar a fortalecer um projeto que já começa a mudar histórias em Jaburu.

Projeto Meninos da Vila. Foto: Divulgação

Recomendadas