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Psicóloga capixaba orienta sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Publicado em: 20/10/2022

Foto: Márcia Leal

Tão necessária quanto a saúde física, os cuidados com a saúde mental tem ganhado relevância atualmente, sobretudo no ambiente de trabalho. Através de seus conteúdos nas redes sociais, a psicóloga empresarial Jania Correia levanta a bandeira da importância de um ambiente profissional saudável, abordando assuntos que visam contribuir para que as lideranças sejam mais humanas e que o ambiente de trabalho seja produtivo e livre de transtornos como o Burnout. Hoje, a profissional está à frente de uma empresa de consultoria de recursos humanos e desenvolvimento profissional, onde utiliza como base do trabalho a ciência da psicologia empresarial.

“O principal papel dessa área da psicologia é desenvolver ações para promover a saúde mental dos trabalhadores e líderes. O caminho inicial para esse projeto é conscientizar a empresa a ter um RH estratégico para organizar os processos básicos de gestão de pessoas, ou seja, a empresa precisa utilizar a inteligência artificial para otimizar as demandas burocráticas e ter o tempo necessário para a escuta corporativo e projetos estratégicos”, informa a profissional.

O que é a Síndrome de Burnout?

De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de Burnout. Em números concretos, a doença atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores. Jania explica que a síndrome é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. O Burnout se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Ela explica ainda que a partir do momento que o cansaço vira uma rotina ao ponto de gerar problemas somáticos e falta de energia, o profissional precisa fazer um acompanhamento. O sintoma típico da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:

• Ausências no trabalho;
• Agressividade;
• Isolamento;
• Mudanças bruscas de humor;
• Irritabilidade;
• Dificuldade de concentração;
• Lapsos de memória;
• Ansiedade;
• Depressão;
• Pessimismo;
• Baixa autoestima.

Para o tratamento, a psicóloga orienta que a pessoa que recebe o diagnóstico do transtorno faça acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Além disso, é necessário também uma mudança no estilo de vida, ou seja, inclusão de atividade física, alimentação saudável, momento de lazer e afastamento do ambiente que o fez adoecer.

“O trabalho tem um papel crucial na nossa vida, mas ele não pode roubar nossa paz, por essa razão, é necessário que o profissional coloque sua vida na agenda, priorizando momentos de lazer e relaxamento. A busca pelo autoconhecimento é o segredo para que você identifique seus limites e trabalhe em paz. Quanto mais equilíbrio emocional o profissional tiver maior será a produtividade e criatividade nas suas atividades. E lembre-se, o trabalho não foi feito para adoecer”, finaliza ela.

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