Fonte: Divulgação
“Redes, Riscos e Ruas: a nova (des) ordem da informação” é o tema do primeiro Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais, promovido pela Agência Pulso Conteúdo e o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo, que acontece em Vitória, nos dias 22 e 23 de junho de 2023. O objetivo é debater com os movimentos sociais, sindicatos, comunicadores e ativistas digitais como esse setor está ocupando as redes, analisar os desafios e promover trocas com quem está ousando produzir e promover uma nova ordem da informação.
Comunicação na Política
A iniciativa é da Pulso, uma agência de causas, que em parceria com o Sindipetro-ES, desenvolveu uma estratégia exitosa de comunicação com influenciadores, o Arrastão Digital – um projeto de marketing de influência que reuniu produtores de conteúdo, alinhados ao campo progressista e de esquerda de todo Brasil, para disputar nas redes a narrativa sobre a política de preços praticada pela Petrobrás.
A diretora-executiva da Pulso, Mirela Adams, percebe a urgência das organizações sociais e dos sindicatos se prepararem melhor para este enfrentamento, profissionalizando e valorizando suas assessorias de comunicação. “Esse encontro é um pontapé para que as organizações possam ir além da identificação dos grupos organizados de disseminação de Fake News, promovendo formação do entendimento de como as redes sociais funcionam e a necessidade de se apropriarem deste espaço como oportunidade de se fazer política, e de se posicionar sobre temas importantes que impactam na vida em sociedade, construindo contra narrativas. A política está na rede – a política é rede”.
Para o diretor de comunicação do SindipetroES, Rodrigo Ferri, “este evento será um divisor de águas na disputa das redes e na forma como as organizações sociais, sindicatos e quem está comprometido com a democracia se manifesta. O Sindipetro-ES e a Pulso sabem da importância deste debate, da organização nas redes e da necessidade de ampliar as vozes para além dos silos de cada grupo em separado.”
Ver essa foto no Instagram
Mesas Redondas
Voltado para jornalistas, profissionais de comunicação de sindicatos, lideranças comunitárias e políticas, ativistas digitais e estudantes de comunicação, o Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais terá quatro mesas redondas e sete oficinas práticas ministradas por jornalistas, professores, intelectuais, influenciadores e políticos, tanto no âmbito local quanto nacional.
As mesas redondas vão debater sobre como o Governo Federal pretende combater a desinformação e a disseminação do ódio, a necessidade de regulamentação da atuação das plataformas no país, a Internet como campo de batalha ideológica e a necessidade da organização para além das redes sociais e apresentar iniciativas independentes de comunicação popular. Contam a participação do senador Fabiano Contarato, da deputada estadual Camila Valadão, o jornalista Fausto Salvatori, a gestora de Comunicação do Fora do Eixo e Fundadora e integrante do Mídia NINJA Dríade Aguia, a coordenadora-geral de Liberdade de Expressão e Combate à Desinformação/ Secretaria de Políticas Digitais do Governo Federal, Marina Pita, entre outras personalidades.
Oficinas trazem influenciadores de relevância de todo país
No dia 22 de junho, os destaques são a oficina de podcast com Cristiano Botafogo, criador do programa Medo e Delírio em Brasília, podcast conhecido por seus bordões e vírgulas sonoras que virou sucesso nas redes ao misturar humor e política. Ele dividirá mesa com Domênica Mendes, produtora da Gerente de Operações de Podcast da Central 3, criadora do projeto #OPodcastÉDelas.
Outro destaque fica por conta do capixaba Vitor Magnoni, criador da página O Parcial, que oferecerá a oficina “Como usar storytelling para criar conteúdo para as redes sociais”. Ele divide a mesa com a produtora de conteúdo e ciberativista Carolline Sardá.
Ainda no mesmo dia, ainda ocorrerão duas outras oficinas. A youtuber Laura Sabino comandará, ao lado do historiador e também youtuber Humberto Matos, a oficina “Mobilização Popular nas Redes”. E Danilo Carneiro (que representa a personagem drag queen Dimitra Vulcana) estará junto com o professor de história e tiktoker conversando sobre “Como consquistar audiência no Tiktok e Instagram”.
No dia seguinte, Lui Machado e Dani Ocleys darão uma oficina ensinando os caminhos básicos sobre como fazer campanhas e anúncios pagos para as redes Meta e Google. Voltado para um público iniciante, o objetivo é fazer uma introdução a assessores e militantes de movimentos sociais e sindicais sobre o assunto.
A “Oficina de Dados: Como encontrar dados e utilizá-los estrategicamente na rede”, será ministrada por Henrique Parra Filho, especialista em dados e Diretor Executivo do Instituto Cidade Democrática. No mesmo dia, Maristela Vasconcelos, sócia da Agência NMA Talents dará a oficina “Marketing de Influência: O que é, importância e como fazer”.
A programação completa do Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais: “Redes, Riscos e Ruas: a nova (des) ordem da informação” pode ser acessada neste link: https://www.pulsoconteudo.com/encontrocapixabadecomunicadores.