Pulso e SindipetroES promovem primeiro Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Pulso e SindipetroES promovem primeiro Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais

Publicado em: 22/06/2023

Fonte: Divulgação

Fonte: Divulgação

Redes, Riscos e Ruas: a nova (des) ordem da informação” é o tema do primeiro Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais, promovido pela Agência Pulso Conteúdo e o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo, que acontece em Vitória, nos dias 22 e 23 de junho de 2023. O objetivo é debater com os movimentos sociais, sindicatos, comunicadores e ativistas digitais como esse setor está ocupando as redes, analisar os desafios e promover trocas com quem está ousando produzir e promover uma nova ordem da informação.

Comunicação na Política

A iniciativa é da Pulso, uma agência de causas, que em parceria com o Sindipetro-ES, desenvolveu uma estratégia exitosa de comunicação com influenciadores, o Arrastão Digital – um projeto de marketing de influência que reuniu produtores de conteúdo, alinhados ao campo progressista e de esquerda de todo Brasil, para disputar nas redes a narrativa sobre a política de preços praticada pela Petrobrás.

A diretora-executiva da Pulso, Mirela Adams, percebe a urgência das organizações sociais e dos sindicatos se prepararem melhor para este enfrentamento, profissionalizando e valorizando suas assessorias de comunicação. “Esse encontro é um pontapé para que as organizações possam ir além da identificação dos grupos organizados de disseminação de Fake News, promovendo formação do entendimento de como as redes sociais funcionam e a necessidade de se apropriarem deste espaço como oportunidade de se fazer política, e de se posicionar sobre temas importantes que impactam na vida em sociedade, construindo contra narrativas. A política está na rede – a política é rede”.

Para o diretor de comunicação do SindipetroES, Rodrigo Ferri, “este evento será um divisor de águas na disputa das redes e na forma como as organizações sociais, sindicatos e quem está comprometido com a democracia se manifesta. O Sindipetro-ES e a Pulso sabem da importância deste debate, da organização nas redes e da necessidade de ampliar as vozes para além dos silos de cada grupo em separado.”

 


Mesas Redondas

Voltado para jornalistas, profissionais de comunicação de sindicatos, lideranças comunitárias e políticas, ativistas digitais e estudantes de comunicação, o Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais terá quatro mesas redondas e sete oficinas práticas ministradas por jornalistas, professores, intelectuais, influenciadores e políticos, tanto no âmbito local quanto nacional.

As mesas redondas vão debater sobre como o Governo Federal pretende combater a desinformação e a disseminação do ódio, a necessidade de regulamentação da atuação das plataformas no país, a Internet como campo de batalha ideológica e a necessidade da organização para além das redes sociais e apresentar iniciativas independentes de comunicação popular. Contam a participação do senador Fabiano Contarato, da deputada estadual Camila Valadão, o jornalista Fausto Salvatori, a gestora de Comunicação do Fora do Eixo e Fundadora e integrante do Mídia NINJA Dríade Aguia, a coordenadora-geral de Liberdade de Expressão e Combate à Desinformação/ Secretaria de Políticas Digitais do Governo Federal, Marina Pita, entre outras personalidades.

Oficinas trazem influenciadores de relevância de todo país

No dia 22 de junho, os destaques são a oficina de podcast com Cristiano Botafogo, criador do programa Medo e Delírio em Brasília, podcast conhecido por seus bordões e vírgulas sonoras que virou sucesso nas redes ao misturar humor e política. Ele dividirá mesa com Domênica Mendes, produtora da Gerente de Operações de Podcast da Central 3, criadora do projeto #OPodcastÉDelas.
Outro destaque fica por conta do capixaba Vitor Magnoni, criador da página O Parcial, que oferecerá a oficina “Como usar storytelling para criar conteúdo para as redes sociais”. Ele divide a mesa com a produtora de conteúdo e ciberativista Carolline Sardá.

Ainda no mesmo dia, ainda ocorrerão duas outras oficinas. A youtuber Laura Sabino comandará, ao lado do historiador e também youtuber Humberto Matos, a oficina “Mobilização Popular nas Redes”. E Danilo Carneiro (que representa a personagem drag queen Dimitra Vulcana) estará junto com o professor de história e tiktoker conversando sobre “Como consquistar audiência no Tiktok e Instagram”.

No dia seguinte, Lui Machado e Dani Ocleys darão uma oficina ensinando os caminhos básicos sobre como fazer campanhas e anúncios pagos para as redes Meta e Google. Voltado para um público iniciante, o objetivo é fazer uma introdução a assessores e militantes de movimentos sociais e sindicais sobre o assunto.

A “Oficina de Dados: Como encontrar dados e utilizá-los estrategicamente na rede”, será ministrada por Henrique Parra Filho, especialista em dados e Diretor Executivo do Instituto Cidade Democrática. No mesmo dia, Maristela Vasconcelos, sócia da Agência NMA Talents dará a oficina “Marketing de Influência: O que é, importância e como fazer”.

A programação completa do Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais: “Redes, Riscos e Ruas: a nova (des) ordem da informação” pode ser acessada neste link: https://www.pulsoconteudo.com/encontrocapixabadecomunicadores.

Recomendadas