News • Orgulho que Inspira

Referência no jornalismo e protagonismo no empreendedorismo

Publicado em: 31/03/2025

Desde pequena, Andréia Lopes soube que sua curiosidade seria uma aliada inseparável. Cresceu em uma família grande, rodeada por mulheres fortes, e encontrou nos livros das irmãs mais velhas um portal para um mundo de possibilidades. Ainda criança, sonhou com a Medicina, mas, no fundo, sua verdadeira paixão sempre esteve na escrita.

Determinada a seguir o caminho do jornalismo, enfrentou desafios desde o início. Estudou em escola pública, conquistou uma bolsa no ensino médio e se dedicou intensamente para ser aprovada na Ufes, onde ingressou no curso de Comunicação Social em 1994. Durante a faculdade, precisou se adaptar a uma nova realidade em Vitória, conciliando estudos e trabalho para se manter na cidade.

A virada na sua trajetória veio em 1997, quando foi aprovada no Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. O programa foi o passaporte para o mercado e a levou a ingressar na Rádio CBN Vitória e, logo depois, no jornal A Gazeta, onde construiu uma sólida carreira como jornalista de Política – referência na área.

Durante 17 anos, Andréia fez do jornalismo político sua casa. Atuou como repórter, colunista, editora de Política e editora-executiva da redação multimídia da Rede Gazeta. Cobriu momentos decisivos da história do Espírito Santo, como crises políticas, investigações sobre crime organizado e o assassinato do juiz Alexandre Martins. Conquistou vários prêmios de jornalismo e inovou ao levar a cobertura política para o ambiente digital, criando o primeiro blog da editoria.

A grande reviravolta aconteceu em 2014, quando recebeu um convite inesperado: ser secretária de Estado de Comunicação no governo Paulo Hartung. A transição do jornalismo para a comunicação pública foi desafiadora, mas Andréia encarou o novo papel com o mesmo comprometimento e ética que sempre a acompanharam. Pediu demissão de A Gazeta e, durante quatro anos, esteve à frente da gestão da comunicação estadual, enfrentando crises como a greve da Polícia Militar e o desastre ambiental da Samarco. A experiência a ensinou sobre planejamento estratégico e gestão de crises em um nível que superou qualquer formação acadêmica.

Encerrado o ciclo no governo, decidiu recomeçar do zero e empreender. Fundou sua própria empresa e, apesar dos desafios da transição para o mundo dos negócios, encontrou no empreendedorismo uma nova paixão. Atualmente é CEO da Andréia Lopes Consultoria e atua com gestão de imagem, assessoria de imprensa, gestão de riscos, media training e marketing eleitoral.

Sua trajetória como empresária foi reconhecida com o Prêmio Mérito Empresarial da Associação dos Empresários da Serra (Ases), em 2023, vencendo em duas categorias: Mulher de Negócios e Microempresa. Em 2024, foi uma das coautoras do livro Mulheres no Espírito Santo, ao lado de outras mulheres fortes que contaram suas histórias.

Andréia Lopes construiu sua carreira baseada na busca pela excelência e na capacidade de se reinventar. Da menina curiosa que devorava livros em Cachoeiro à jornalista premiada e empreendedora bem-sucedida, sua história é um exemplo de determinação, aprendizado e superação. E, fiel ao seu lema, segue sempre em frente, buscando ser melhor a cada dia.

Mas, além da profissional obstinada e incansável, Andréia é também uma mulher de fé e disciplina. Devota de Santa Rita de Cássia e de Nossa Senhora das Graças, carrega consigo uma espiritualidade que a fortalece em sua trajetória. Acredita no equilíbrio entre corpo e mente, praticando atividades físicas diariamente como parte de sua rotina de autocuidado. Acima de tudo, tem na família seu maior alicerce, um suporte incondicional que sempre esteve ao seu lado nos momentos mais desafiadores e nas conquistas mais significativas.

Recomendadas