Programação conta com atividades culturais até domingo (22)
Promovendo a cultura e valorizando as raízes, o município da Serra recebe um dos maiores festivais de capoeira neste fim de semana.
O 2° Ginga Verão começou na última quinta-feira (19) e reúne diversos capoeiristas na Vila de Manguinhos.
Além do Ginga Verão, a festa fica ainda mais completa com o 6° Batizado e Troca de Cordas de Manguinhos, importante cerimônia que nivela quem pratica a capoeira.
Na programação promovida para 2023, os presentes contam com cursos, bate-papos, prática de esportes, congo, rodas de capoeira, apresentações musicais e várias outras atrações.
O projeto visa valorizar as raízes culturais e colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes da região, principalmente os das comunidades de Manguinhos, Vila Nova de Colares, Ourimar, Feu Rosa e adjacências.
Ver essa foto no Instagram
Ainda nesta sexta-feira (20) rodas de capoeira e apresentações culturais da comunidade acontecem entre 17h30 e 20h.
Já no sábado de 9h às 20h a programação conta com rodas de capoeira, caminhadas, cursos, shows da comunidade e o famoso Congo de Manguinhos.
No domingo (22), encerrando a programação, tem mais apresentação cultural a partir de 9h. Às 10 horas, o 6° Batuzado e Troca de Cordas de Manguinhos tem início, para que os praticantes da capoeira sejam reconhecidos em seus novos níveis.
Ao meio-dia mais uma roda de capoeira agita o local e às 13 horas uma pausa para o almoço será feita para que todos recuperem as energias.
Às 16 horas os shows retornam e às 20 horas a festa parte para seu encerramento com mais apresentações culturais, Congo de Manguinhos e a Fincada do Mastro.
2° GINGA VERÃO E 6° BATIZADO E TROCA DE CORDAS DE MANGUINHOS
Local: Vila de Manguinhos; Praça São Sebastião – Avenida Ceciliano Abel de Almeida