News • TranspirAção

Sinal verde para novos talentos da velocidade

Publicado em: 21/03/2025

Joaquim e Miguel Emerick (KMCom / Divulgação)

Muitos especialistas apontam o kart como a melhor escola para quem quiser seguir a carreira de piloto. Por sinal, das pistas do Espírito Santo têm saído talentos que merecem a atenção de quem é apaixonado por automobilismo.

A Copa São Paulo Light de Kart teve sua segunda etapa realizada nos dias 14 e 15 de março, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Considerada a principal competição regional do kartismo brasileiro, a rodada contou com pilotos de vários estados do país, entre eles os irmãos Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho), representantes do Espírito Santo.

Depois de um início positivo na temporada, com Miguel garantindo pódio na categoria Mirim Rookie e Joaquim vencendo na Cadete Rookie, os capixabas voltaram à pista para mais um desafio.

Na categoria Mirim Rookie, Miguel Emerick iniciou o fim de semana com um sétimo lugar na classificação de sexta-feira (14). No sábado (15), na primeira bateria, fez uma corrida sólida e terminou na quinta colocação. Já na segunda prova, encontrou mais dificuldades e finalizou em sétimo. No resultado geral, Miguel garantiu o sexto lugar no pódio da Mirim Rookie.

“Na segunda corrida eu cometi alguns errinhos, mas fiquei feliz porque consegui levar mais um troféu para casa. Agora é treinar mais e voltar com tudo para a próxima”, disse Miguel Emerick, animado com sua performance.

Joaquim Emerick, por sua vez, brilhou na classificação da Cadete Rookie ao conquistar a pole position entre os pilotos da categoria. Na primeira bateria, não teve seu melhor desempenho e cruzou a linha de chegada em terceiro. No entanto, no boxes, a equipe identificou uma folga no acelerador de seu kart, deixando Joaquim sem condições de dar o máximo de velocidade na corrida um. Mas na segunda prova, mostrou seu talento e que o problema estava resolvido ao superar os adversários e vencer a corrida após doze voltas. Com os resultados, terminou a etapa como vice-campeão.

“Eu não fui muito bem na primeira corrida por causa do acelerador, mas a equipe conseguiu resolvero problema, fui bem melhor na segunda e ganhei. Fiquei muito feliz porque garanti o segundo lugar na etapa”, comemorou Joaquim Emerick.

Joaquim e Miguel Emerick em Interlagos
(KMCom Divulgação)

Os resultados conquistados na segunda etapa reforçam a evolução dos irmãos Emerick no primeiro ano como pilotos profissionais. Com pouca experiência no kartismo nacional, Miguel e Joaquim já mostram competitividade e potencial para brigar por grandes conquistas ao longo da temporada.

Joaquim Medeiros
Entre os destaques, o nome de Joaquim Medeiros (Escola Alphabetz / Valor Investimentos / Audi Center Vitória / Jump Trampolim Park / Equipe: Marquinhos Performance / Coach: Caio Miguel – Race Data), piloto capixaba, teve uma grande atuação, mais uma vez.

Atual campeão de 2024 na categoria Mirim Rookie e vencedor da etapa de abertura na Mirim, Joaquim repetiu o resultado da primeira prova e garantiu sua segunda vitória consecutiva na temporada. Com um desempenho impecável, o piloto mostrou que está em grande forma e determinado a garantir mais um título na carreira.

A conquista deste fim de semana começou a ser construída ainda na sexta-feira (14), quando Joaquim garantiu a pole position no treino de classificação, marcando o tempo de 53seg362. A performance nos treinos já deixava claro que ele seria um adversário a ser batido e favorito a vencer as baterias.

Na primeira prova, realizada no sábado (15), Joaquim não deu chances aos concorrentes. Largando na ponta, ele comandou a corrida do início ao fim, abrindo uma vantagem de mais de 4 segundos para o segundo colocado na linha de chegada e ainda registrando a volta mais rápida da bateria.

Joaquim Medeiros
(KMCom / DarkSide Karts)

A segunda prova, no entanto, foi um desafio maior. Com o grid invertido, Joaquim largou em quinto lugar, mas mostrou toda a sua habilidade ao fechar a primeira volta já na segunda posição. Na penúltima volta, assumiu a liderança, mas não conseguiu segurar a posição até o final, cruzando a linha de chegada em segundo lugar. Apesar disso, ele fez a melhor volta da prova e, somando os resultados das duas baterias, subiu ao lugar mais alto do pódio.

“Foi muito importante conquistar mais uma vitória. A temporada começou muito bem pra mim e pra minha equipe, mas o campeonato é longo, e temos que continuar focados”, disse Joaquim, mostrando que entende a importância de cada conquista.

Com sua segunda vitória em duas etapas disputadas, Joaquim Medeiros dispara na liderança da categoria Mirim da Copa São Paulo Light. No entanto, como ele mesmo destacou, o caminho até o título ainda é longo. O piloto capixaba volta à pista de Interlagos no dia 12 de abril, para a terceira etapa do campeonato, onde buscará manter sua invencibilidade e continuar escrevendo sua história no automobilismo nacional.

Joaquim Medeiros
(KMCom / DarkSide Karts)

Capixaba de Kart Rental
A maior competição de kart rental da história do Espírito Santo. É assim que nasce o Capixaba de Kart Rental (CKR), um grande evento da modalidade, que vai contar com oito etapas, sendo a primeira delas acontecendo no dia 30 de março, no Kartódromo Fãs de Kart, em Jardim Camburi, Vitória.

São quatro categorias em disputa, com 17 pilotos em cada uma delas e divididas de acordo com o nível técnico dos competidores: Rookie 80, Rookie 100, Light e Pro.

ENTENDA AS CATEGORIAS

– Rookie 80: pilotos sem experiência em competições ou com experiência somente na categoria estreantes, com limite de peso de 80kg;
– Rookie 100: pilotos sem experiência em competições ou com experiência somente na categoria estreantes, com limite de peso de 100kg;
– Light: pilotos com experiência local em outras categorias;
– Pro: pilotos com experiência em competições nacionais.

CALENDÁRIO ANUAL É UMA DAS ATRAÇÕES

O CKR nasce com uma proposta de oferecer um calendário cheio para os pilotos de kart rental do Espírito Santo e também de estados vizinhos. Por isso, foi definido um total de oito etapas, e todas elas serão realizadas no Kartódromo Fãs de Kart, em Jardim Camburi, na capital do estado.

Ao final das oito etapas, que irão de março até outubro, será o campeão geral de cada categoria aquele que obtiver a melhor pontuação, com soma dos pontos de cada etapa e dois descartes de piores resultados.

“O CKR é uma grande oportunidade de valorizar e promover o kart rental. Qualquer pessoa que goste de velocidade e adrenalina pode ter a oportunidade de participar. Criamos um evento de alta qualidade e organização, com premiação e uma visão de futuro para, quem sabe, formar pilotos profissional”, explica Renato Pereira, um dos organizadores do CKR.

O evento já nasce sendo um sucesso, com inscrições esgotadas e fila de espera para todas as categorias.

VEJA O CALENDÁRIO DO CKR 2025:

– 1ª etapa: 30 de março
– 2ª etapa: 27 de abril
– 3ª etapa: 18 de maio
– 4ª etapa: 29 de junho
– 5ª etapa: 27 de julho
– 6ª etapa: 24 de agosto
– 7ª etapa: 28 de setembro
– 8ª etapa: 26 de outubro

O QUE É O KART RENTAL?

O kart rental foi criado com o intuito de lazer. Foi uma estratégia que os kartódromos criaram para alugar os veículos, pensando em durabilidade, não em ser o mais rápido possível ou proporcionar a melhor experiência de pilotagem.

Com isso ocorre a expansão da modalidade para o máximo de pessoas possível, oferecendo uma experiência de competição em carros de corrida para o cidadão comum, não apenas para pilotos profissionais.

Recomendadas