Sorvete de mandioca? Conheça a trajetória da criadora desse produto inovador | Orgulho Capixaba
News • Gastronomia

Sorvete de mandioca? Conheça a trajetória da criadora desse produto inovador

Publicado em: 07/02/2024

Nascida em Vitória e moradora de Cariacica, Cristiane Correia já participou da Expo Favela e vem apresentando seu produto em diversas feiras empreendedoras pelo Espírito Santo.

Tudo começou em 2014, após uma crise aguda de fibromialgia – síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo – que a deixou com princípio de depressão. Como a alimentação é essencial para quem tem esse tipo de crise, Cristiane começou a cozinhar como uma forma de terapia ocupacional e para tratamento.

Seu marido, Ruberto Portes, trabalhador rural e que tem a mandioca como sua principal cultura, precisava auxiliar a esposa em casa. Com muita expertise, a moça passou a ajudar nas despesas com a culinária, usando parte da mandioca que seria descartada para transformar em quitutes.

“Utilizando as raízes menores que seria descartada, que não é comercializada, comecei a usar como parte alimentar, logo comecei a beneficiar e fazer bolinhos de aipim e bolo para revender”, relembra.

Após ver na internet receitas de sorvete com a raiz da mandioca, resolveu testar. O resultado não foi muito satisfatório. Curiosa, resolveu seguir seus próprios instintos e, após muitos testes, produziu uma receita própria.

“Ficou muito leve e delicado, a partir desse momento passei a revendedor na comunidade e logo nas feiras agro”, comentou.

Em 2022, Cristiane começou a produzir chup chup e foi o que a levou a São Paulo para participar da Expo Favela em 2023.

“O geladinho tornou-se um dos mais procurados,pela facilidade de consumir e pelo sentimento afetivo que os consumidores têm aí experimentar e faz relembrar a infância”, destacou.

E não é só em São Paulo que o produto teve sucesso. Em terras capixabas, o sorvete e o chup chup de aipim são requisitados. Hoje, Cristiane recebe diversas encomendas e começou a produzir produtos para intolerantes a lactose e veganos. Queijo, requeijão e brigadeiro de aipim são algumas das mercadorias que já estão sendo testadas.

“O produto vegano é muito escasso e o mercado é amplo, porém temos que nos preparar para atender todos tipos de consumidores que se preocupam com a alimentação.
Oferecendo alimentação saudável, gostosa e de qualidade, não somente no nosso estado, Espírito santo, mas em todo território nacional e internacional”, disse Cristiane sobre as perspectivas futuras do seu empreendimento.

Você pode fazer seu pedido pelo Instagram ou pelo Whats App 27 99987-5138

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas