Startup do ES lança projeto de primeiro ônibus autônomo da América Latina: “Tecnologia capixaba para o Brasil e para o mundo!” | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Startup do ES lança projeto de primeiro ônibus autônomo da América Latina: “Tecnologia capixaba para o Brasil e para o mundo!”

Publicado em: 14/08/2023

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Lume Robotics, startup capixaba do ramo da tecnologia, lançou o primeiro ônibus autônomo da América Latina. Graças a uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e a empresa sulista Marcopolo, os primeiros testes foram realizados no campus da universidade e no espaço da Arcelor Mittal, sediado na Serra.

Baseado em um estudo que visava entender o cérebro humano e as entrelinhas da inteligência artificial, o projeto começou em 2019, na UFES.

Em entrevista, o CEO da Lume Robotics, Ranik Guidolini, explicou que uma série de sensores foi instalada no veículo para que as ações como virar o volante, acelerar e frear, ou trocar a marcha, por exemplo, fossem feitas por um computador.

O empresário ainda frisa que o veículo ainda pode ser comandado por um ser humano, sem perder suas funcionalidades remotas.

O veículo consegue fazer a detecção da presença de pessoas nos pontos, conseguindo fazer paradas nos locais necessários. Ele também apresenta o controle de porta para não ocorrer nenhum tipo de esmagamento de quem estiver entrando no ônibus. O sistema foi desenvolvido especificamente para fazer a interação com o passageiro.

De acordo com Guidolini, o sistema autônomo do veículo tem capacidade de reagir às condições do ambiente 20 vezes mais rápido do que o ser humano. Ele é capaz de perceber a situação e frear ou desviar de forma mais atenta. Além disso, o sistema não está suscetível a distração ou cansaço que são as falhas humanas que mais causam acidentes.

Apesar de toda a tecnologia, o veículo ainda não pode ir para as ruas, já que a legislação brasileira não permite a circulação de veículos autônomos em vias públicas.

Por ora, os criadores do projeto optaram por manter testes e a circulação dos ônibus em ambientes de empresas privadas.

Além do ônibus apresentado, a empresa capixaba também aplicou a tecnologia em caminhões, carros e até em um avião comercial da Embraer, onde a aeronave teve suas manobras de taxiamento realizadas de forma autônoma pela primeira vez na história da aviação.

Recomendadas