A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) segue como destaque na educação superior ao obter resultados expressivos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Dos 29 cursos avaliados, 12 alcançaram a nota máxima (conceito 5) e outros 12 obtiveram conceito 4, ambos de excelência.
O Enade, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o desempenho dos estudantes concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Na edição de 2023, foram avaliados os cursos vinculados ao Ano I do ciclo avaliativo, incluindo áreas como Engenharias, Saúde e Agrárias.
De acordo com a Secretária de Avaliação Institucional da UFES, Leila Massaroni, o bom desempenho é resultado de uma organização estruturada em diversas frentes, como projeto didático-pedagógico, qualificação do corpo docente e infraestrutura. Para ela, os resultados consolidam o compromisso da universidade com a formação de excelência.
“Esses resultados vêm consolidar todo compromisso e investimentos que vêm sendo investidos para a qualidade da formação dos estudantes desde a criação da Ufes. Ser reconhecida em nível nacional é a certeza de que estamos desenvolvendo os objetivos propostos para uma formação de qualidade. O empenho é do conjunto de profissionais que compõem a Ufes: docentes, equipe administrativa e discentes.”
Os cursos da UFES que obtiveram nota máxima na avaliação foram: Nutrição, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia, no campus de Maruípe; e Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, no campus de Goiabeiras.
Outros 12 cursos alcançaram conceito 4: Agronomia, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia, do campus de Alegre; Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Farmácia, do campus de São Mateus; Fonoaudiologia, em Maruípe; e Engenharia de Produção Vespertino e Engenharia de Produção Noturno, do campus de Goiabeiras.
A participação dos estudantes no Enade é obrigatória para a conclusão do curso, sendo um componente curricular essencial que contribui para o aprimoramento das instituições de ensino superior no país. Os resultados, além de influenciar diretamente na avaliação dos cursos, também impactam o posicionamento institucional e o reconhecimento da universidade em nível nacional.
Com esses resultados, a UFES reafirma seu papel de referência em educação pública no Estado e na valorização da ciência e da formação cidadã.