Bar do Piauí. Foto: Divulgação
Faltam poucos dias para acabar a temporada mais saborosa do Espírito Santo. O Roda de Boteco 2025 está em sua última semana e segue até o domingo (06), com 40 bares e botecos espalhados por Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica oferecendo receitas exclusivas dos estabelecimentos que disputam os títulos de Melhor Boteco, Melhor Bar e Melhor Atendimento. Cada petisco, inédito e criado especialmente para o festival, custa R$ 64,90 e é servido com uma cerveja Original 600 ml de cortesia.
Em sua 21ª edição, o Roda de Boteco se consagra como o maior festival gastronômico do Espírito Santo — e um dos mais queridos pelo público. Além de fomentar a economia criativa e a cultura dos bares, o evento promove o turismo gastronômico na Região Metropolitana, levando os botequeiros a explorarem estabelecimentos e sabores em diferentes bairros e municípios.
Entre as receitas desta edição, há opções que vão do tradicional ao inusitado. Tem o Sushi de Boteco do Jardim Bar e Petiscaria, uma versão do hot philadelphia feito com lombo suíno, recheado com camarão e cream cheese. O Bar do Mancha, por sua vez, serve um delicioso feijão mais que amigo, rico em carnes selecionadas, linguiças e bacon, e feito com ingredientes e pimenta produzidos em nossa terra capixaba. Isso tudo finalizado com chocolate aqui também da terrinha.
Bar do Mancha. Foto: Divulgação
O Regina Maris está apostando num joelho de porco guisado com arroz caldoso de açafrão. O Bar do Getúlio entrou na disputa com o Cassoulet Capixaba, um cozido de frutos do mar com camarão, sururu, peixe, feijão branco, tomate, cebola, alho e cheiro verde; coberto com requeijão cremoso. Já o Bar do Paulista tenta a sorte com um Pastel com Torresmo e Goiabada. A lista completa de bares e botecos está ao final deste texto.
O público também é parte fundamental do festival: ao final do atendimento, cada cliente recebe uma cédula para avaliar o petisco, o atendimento, a higiene e a temperatura da bebida. Também é possível acessar o QR Code para votação digital. As notas são auditadas por empresa independente, e os três primeiros colocados de cada categoria recebem prêmios em dinheiro.
É hora de reunir os amigos, visitar aquele boteco que está na lista há semanas e garantir sua participação na escolha dos campeões de 2025. Afinal, o Roda de Boteco é mais que um festival, é um grande encontro de amigos.
Regina Maris. Foto: Divulgação
Confira a lista de todos os estabelecimentos e pratos do festival. Clique aqui.
O cantor Péricles e o grupo Pixote são os artistas nacionais confirmados para o Botecão 2025 nos dias 11 e 12 de julho, na área externa do Shopping Vila Velha. Na programação de sexta (11), se apresentam também os artistas Pedro Ferna e Elaine Augusta. Péricles leva ao palco 360º sucessos como “Até que Durou” e “Melhor Eu Ir”.
No sábado (12), o grupo Malandragem S.A e a capixaba Monique Rocha aquecem o público para o grupo Pixote. Além de conferir o lançamento “Coração e Cadeado”, faixa do projeto “Pixote Nas Alturas”, os pagodeiros presentes também descobrirão quais os estabelecimentos vencedores das categorias Melhor Bar, Melhor Boteco e Melhor Atendimento. Os ingressos já estão à venda no site Le Billet, nas Óticas Diniz e em alguns bares participantes.
O Botecão é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), por meio da Secretaria da Cultura, Governo do Espírito Santo. A idealização e produção do Roda de Boteco é da Conexxo Serviços e Gestão de Eventos. A Original é a cerveja oficial e o Banestes é patrocinador da edição 2025.