Não é novidade para ninguém o quanto a atividade física é essencial para a saúde. No entanto, o receio de ficar com mau odor no corpo é um motivo para que muitos brasileiros deixem de se exercitar, conforme pesquisa do Datafolha, coordenada pela Unilever, que aprofunda o impacto do odor na vida das pessoas.
O estudo apontou que um em cada cinco jovens brasileiros (20%) – entre 16 e 24 anos – já deixou de se exercitar para evitar mau cheiro no corpo.
O estudo “Hábitos de Higiene Diária” consultou mais de 2 mil adultos de todas as regiões do país, em maio, e integra as ações de lançamento do inédito desodorante voltado para outras partes do corpo, o All Body Deo, das marcas Rexona, Dove e Dove + Men.
Com o passar dos anos, essa preocupação com o mau cheiro corporal vai diminuindo entre os brasileiros, apresenta o estudo. 1 em cada 7 pessoas, em média, (14%) consultadas pelo instituto de pesquisa revelaram que já deixaram de iniciar praticar atividade física ou esportiva com receio de ficar fedido.
Essa preocupação de ficar com mau odor em uma atividade física é praticamente a mesma entre homens (14% dos entrevistados) e mulheres (13% das entrevistadas pela pesquisa).
Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados afirmaram ter desistido de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está “em dia”.
A pesquisa mostra que 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal.
Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo.
“Situações comuns do nosso dia a dia, como sair com os amigos, ir a um date, ou iniciar uma atividade esportiva, podem sofrer impacto para muitas pessoas quando sentem que o cheiro em algum lugar de seu corpo não está bom. Nós trouxemos a linha de All Body Deo para o Brasil pois sabemos que, para muitos consumidores, nossa tecnologia inovadora poderá transformar a relação com o odor corporal e os cuidados pessoais como um todo”, frisa Viviane Ramos, Diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, dona das marcas Rexona, Dove e Dove + Men.
Para se ter uma ideia dos cuidados que a população tem com o corpo, o Brasil é o segundo mercado global de desodorantes e líder mundial em frequência de uso do produto.