News • Educação

Unidades de ensino de Vitória ganham kits de robótica Lego para aprendizado

Publicado em: 04/03/2025

Mais 10 escolas de Vitória receberam os kits de robótica Lego, que permitirão desenvolver a aprendizagem de crianças e estudantes da rede municipal de Ensino. A iniciativa faz parte de um programa organizado pelo Instituto Positivo, pela organização norte americana First e a marca mundial de brinquedos LEGO, por meio da qual escolas de todo o Brasil são selecionadas para participar da First Lego League, um torneio amigável e colaborativo entre estudantes para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da robótica.

O objetivo é usar robótica e tecnologia para resolver desafios relacionados aos oceanos, enquanto aprendem e aplicam conceitos de Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

As escolas que participarão da jornada neste ano são: os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Rubem Braga, em Monte Belo; Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Gurigica; Zilmar Alves de Melo, em Nova Palestina; e Yolanda Lucas da Silva, em Inhanguetá, que integram a First LEGO League Discover, voltada para crianças de 3 a 6 anos.

Na First LEGO League Discover, os alunos descobrem o seu ambiente e constroem a base para o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem para a vida: o desenvolvimento da linguagem e habilidades de comunicação, trabalho colaborativo, desenvolvimento emocional e habilidades de matemática. Ao longo da experiência, as equipes trabalham todos os Core Values (Valores Essenciais) da FIRST, celebrando o descobrimento e o trabalho em equipe enquanto se divertem.

Já as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Eliane Rodrigues dos Santos, em Maria Ortiz; Professora Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro; Presideu Amorim, no Bairro Bonfim; Anacleta Schneider Lucas, em Fonte Grande; Maria José Costa Moraes, em São José; e Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, participam da FIRST LEGO League Challenge, destinada a educandos de 9 a 15 anos.

Na First LEGO League Challenge, os participantes trabalham em equipes para projetar, construir e programar robôs usando kits LEGO. Eles também devem pesquisar e apresentar um projeto relacionado a um problema do mundo real. A competição é dividida em quatro partes: o Desafio do Robô, o Projeto de Inovação, o Design do Robô e os Core Values (Valores Fundamentais), que incluem trabalho em equipe, cooperação e profissionalismo.

A diretora da EMEF Prezideu Amorim, Rubia Xibili, destaca a importância de levar inovação e tecnologia para estudantes de todos os territórios. “Com o apoio da gestão, essas crianças têm acesso a novas possibilidades de aprendizagem, o que abre portas para um futuro melhor. Metodologias como o uso do Lego podem expandir o conhecimento, desenvolver habilidades e aumentar a confiança dos estudantes, permitindo-lhes acreditar que podem transformar suas vidas e suas famílias por meio do estudo e do trabalho”, afirmou.

Recomendadas