Trio Forrozão. Foto: Divulgaçaõ
Em sua sexta edição, o Festival Delírio Tropical vai celebrar as festividades de uma das tradições mais populares da cultura brasileira, nos dias 11, 12 e 13 de julho, no Parque da Prainha, em Vila Velha. O evento “Arraiá da Vila – Delírio Tropical de São João” vai explorar a sonoridade do forró e suas variações, por meio do forró tradicional, eletrônico, romântico, roots e estilizado, com 16 atrações nacionais e regionais e três projetos especiais com DJs residentes. Ao todo, o festival vai oferecer mais de 25 horas de música, ritmos e alegria, com entrada gratuita nos três dias.
A programação vai promover a união entre a cultura capixaba e nordestina por meio de shows e encontros inéditos. Entre as atrações aguardadas estão grupos que fizeram sucesso no Espírito Santo, como o Trio Forrozão, Os Carreteiros, Comichão e Dallas Country; artistas de projeção nacional, como Bernadete França (SP) e Afterclapp (SC); e os encontros proporcionados pelo festival, a exemplo de grupos como Lamparina (MG) e Chorou Bebel (ES) e das cantoras Amanda Requião (ES) e Janayna Pereira (SP).
O “Arraiá da Vila – Delírio Tropical de São João” conta com o patrocínio do ES Gás, apoio cultural do Instituto Energisa e apoio da Loga, além do apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha. O evento é uma realização da GZZ.ART. e da Puri Produções, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Juntamente com os shows, o público poderá desfrutar de diferentes experiências dentro de uma estrutura que incluirá espaço kids, feira de empreendedores locais e praça de alimentação.
Dallas Country. Foto: Melina Furlan
Coletivo de forró
A programação terá início na sexta-feira (11), às 17h, com o projeto Vitrola Nordestina, coletivo de forró formado pelos DJs André Barros e Lara Arêdes, que se dedica a discotecar exclusivamente com discos de vinil. Em seguida, apresentam-se o grupo capixaba Forrofiá, Amanda Requião convida Janayna Pereira (SP) e o Trio Forrozão (RJ), com o projeto Vitrola Nordestina mantendo o ritmo do pé de serra no intervalo das apresentações.
No sábado, dia 12 de julho, a festa começa às 14h, com a DJ Residente Karine e as Bolachas. Na sequência, sobem ao palco o Trio Maracá, Os Carreteiros, Bernadete França (SP) e Afterclapp (SC). O show de encerramento vai registrar o encontro entre os grupos Lamparina, sucesso em Belo Horizonte, e Chorou Bebel, aclamado pelo público de Vitória.
No domingo, 13 de julho, a maratona de shows abre ao meio-dia, com a DJ Residente Jamboo (PA), que promete colocar o público para dançar ao som dos ritmos populares do norte do país. Em seguida, entram em cena o Arraiá do Já Gamei part. Felipe Peó, Forró Bem Te Vi part. Lore Dalvi e Comichão. O grand-finale será com o grupo Dallas Country, que celebra seu retorno aos palcos após um hiato de 18 anos. Um dos maiores nomes da música country nacional, o grupo conquistou projeção em 2002, com o hit “Clima de Rodeio”, que foi trilha sonora do “Big Brother Brasil” e ganhou uma releitura da dupla Rio Negro & Solimões.
Lore Dalvi. Foto: Divulgação
Curadoria
Esta é a primeira edição do Delírio Tropical com a temática São João. O diretor geral do festival, Sullivan Silva, explica que a curadoria foi pensada de modo a valorizar os artistas capixabas e as características regionais. “Montamos a programação como um São João do Espírito Santo. Neste período de junho e julho, a tradição do forró domina a cultura do Estado em seus mais diversos ritmos e vertentes, seja o forró pé de serra seja o forró estilizado”, observa Sullivan. “O forró está presente em diversas festas na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo, e muitas banda s desse estilo se destacam em nível estadual”, comenta o diretor.
O encontro de gerações também norteou a programação, segundo Sullivan. “Buscamos na curadoria fazer uma conexão entre bandas com mais de 30 anos de história, que fizeram sucesso no Espírito Santo, com bandas que estão em início de carreira e conquistando espaço junto ao público”, afirma. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, tem as melhores expectativas para o evento: “Vila Velha se prepara para viver dias de festa, cultura e tradição com o Arraiá da Vila. U ma grande celebração no coração da nossa Prainha, com muita música, diversidade e alegria para toda a família. É com orgulho que a nossa gestão apoia eventos como este – gratuitos, acessíveis e com o jeitinho canela-verde de receber bem”, destaca o prefeito.
Sexta-feira (11 de julho)
17h – DJ Residente – Vitrola Nordestina (ES)
18h – Forrofiá (ES)
19h30 – DJ Residente – Vitrola Nordestina (ES)
20h – Amanda Requião convida Janayna Pereira (ES/SP)
22h – DJ Residente – Vitrola Nordestina (ES)
22h30 – Trio Forrozão (RJ)
Vitrola Nordestina. Foto Divulgação
Sábado (12 de julho)
14h – DJ Residente – Karine e as Bolachas (ES)
15h30 – Trio Maracá
17h – DJ Residente – Karine e as Bolachas (ES)
17h30 – Os Carreteiros (ES)
19h – DJ Residente – Karine e as Bolachas (ES)
19h30 – Bernadete França (SP)
21h – DJ Residente – Karine e as Bolachas (ES)
21h15 – Afterclapp (SC)
23h – Lamparina convida Chorou Bebel (MG/ES)
Domingo (13 de julho)
12h – DJ Residente – Jamboo (PA)
14h – Arraiá do Já Gamei part. Felipe Peó (ES)
16h30 – DJ Residente – Jamboo (PA)
17h – Forró Bem Te Vi part. Lore Dalvi (ES)
18h30 – DJ Residente – Jamboo (PA)
19h – Comichão (ES)
20h30 – DJ Residente – Jamboo (PA)
21h – Dallas Country (ES)