O tão esperado casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), que vai ao ar em breve em “Pantanal”, terá uma “participação capixaba”. A artesã e designer Jacqueline Chiabay assina o vestido de noiva, um modelo com pegada sustentável, todo em crochê e fitas de couro natural reaproveitado, proveniente de um projeto social. A escolha foi da figurinista da novela, Marie Salles.
“O vestido da Juma e tantos outros produtos que desenvolvemos a partir do reuso de couro proveniente da indústria brasileira do vestuário, fazem parte de um projeto de produção coletiva e cooperada envolvendo mulheres, artesãs, de comunidades rurais aqui do entorno de nosso ateliê, na área rural de Viana, e de várias outras localidades do Espírito Santo. Parte da nossa produção no corte manual das tiras das aparas de couro também é destinada a trabalho e renda, como forma de ressocialização, à mulheres egressas do sistema prisional, que fazem parte de nosso Projeto Novas Marias.” Ela conta.
A designer, que comanda o projeto ecosocial há cerca de 30 anos, destaca que o propósito é a sustentabilidade do início ao fim do processo .”Além de prolongarmos a vida útil desta matéria prima, o couro de caprino de abate, que se descartada erradamente pode ser muito prejudicial para o meio ambiente, transformamos em objetos de decoração e de moda, cheios de conteúdo e com a verdadeira humanização do vestir e do usar, através do fazer artesanal”.
Fonte: A Gazeta.