Vitória/ES. Foto: Divulgação.
Vitória avança e se consolida entre as capitais mais competitivas do Brasil
Vitória conquistou o 3º lugar no pilar de Inserção Econômica do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado reflete a evolução da capital capixaba na geração de oportunidades e inclusão produtiva no mercado de trabalho formal.
O prefeito Lorenzo Pazolini destaca que a gestão tem focado em levar dignidade e renda para todos os moradores. “Nossa missão é transformar Vitória em uma cidade cada vez mais evoluída e sustentável, dando oportunidades para aqueles que mais precisam. Gerar renda vai além de oferecer empregos, é preciso capacitar os profissionais e ajudá-los a se inserir no mercado”, afirma.
Nos últimos anos, Vitória tem se consolidado como referência em competitividade. Em 2023, a cidade ocupava a 8ª posição geral no ranking e, em 2024, subiu cinco colocações, alcançando o 3º lugar. Além disso, no último levantamento, a capital também conquistou o 1º lugar nos pilares de Capital Humano e Funcionamento da Máquina Pública.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, avaliando as cidades com mais de 80 mil habitantes em todo o país. O avanço de Vitória reforça seu papel como locomotiva da economia capixaba e um dos destaques nacionais em gestão pública eficiente.