Foto: André Sobral/PMV
Nem mesmo a chuva que caiu sobre Vitória na manhã deste sábado (23) desanimou os moradores de Fonte Grande e de bairros vizinhos, que participaram da XVI edição do “Vitória com Você”. Realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, o mutirão de serviços públicos e gratuitos realizou 3,2 mil atendimentos, oferecendo cidadania e inclusão social para a comunidade.
Entre os moradores beneficiados, histórias de superação marcaram o evento. Adilson Araujo, morador de Fonte Grande, conseguiu mais do que imaginava. “Vim buscar um atendimento e saí com a carteira assinada como porteiro. Já começo neste domingo”. Marli Falcão, de Caratoíra, também comemorou a conquista de um emprego. “Estou muito feliz, pois eu estava muito precisando de uma oportunidade, e consegui nesta importante ação da PMV”.
Moacir e Neugiva Rossi, de 86 e 77 anos, aproveitaram a proximidade de casa para conferir os serviços oferecidos. “É muito bom ver a nossa comunidade sendo atendida com tanta coisa boa assim. Vamos aproveitar para ver se conseguimos resolver alguma coisa”, disse Moacir. Já Ana Paula, moradora de São Pedro e grávida de quase nove meses, encontrou no evento uma chance de agilizar pendências. “Quem sabe eu também consiga agilizar algum serviço aqui. Vou no Cras. É uma grande oportunidade para os moradores”.
A presidente da comunidade de Fonte Grande, Rosa Júlia Amâncio, elogiou a ação. “Os moradores ficam muito felizes, pois o ‘Vitória com Você’ envolve vários serviços e ajuda quem não consegue resolver durante a semana. Meus parabéns à PMV e a todos envolvidos. Nos sentimos honrados em receber esta ação”.
A edição deste sábado trouxe uma ampla variedade de atendimentos. Os moradores puderam emitir documentos como carteiras de identidade e certidões, realizar testes de IST e se vacinar. Serviços jurídicos, orientações habitacionais e encaminhamentos para empregos também fizeram parte do evento, que contou ainda com o projeto “Meu Pai Tem Nome”, voltado para o reconhecimento de paternidade.
A procuradora de Justiça Edwiges Dias, coordenadora de Proteção e Defesa da Fauna do Ministério Público Estadual (MPES), destacou o papel do evento na promoção da cidadania.
“Parabenizo a organização por esta iniciativa de proporcionar uma variedade de serviços essenciais aos munícipes, onde celebramos o compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva, justa e solidária. É dever do MP zelar pela dignidade e pelos direitos de todos os cidadãos. E isso inclui também o respeito e proteção aos nossos amigos animais, que coabitam este lugar conosco”, disse.
Maria Zumira Teixeira Bowen, promotora e coordenadora do Núcleo de Atuação no Direito das Famílias (NUFAM), também ressaltou a importância do mutirão.
“Estamos aqui também com o projeto ‘Meu Pai Tem Nome’, que faz o levantamento das crianças que não têm o nome do pai no registro civil, e depois fazemos a ponte pra registrar esse pai, com apoio em todos os trâmites, inclusive o exame de DNA, quando necessário, sem a necessidade de ir ao Poder Judiciário. É muito importante essa oportunidade de apresentar esse serviço à comunidade e alcançar os cidadãos”, pontuou.
A Casa Rosa e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) também estiveram presentes, oferecendo apoio especializado às mulheres vítimas de violência.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhou o evento ao lado da vice-prefeita eleita, Cris Samorini.
“O ‘Vitória com Você’ reafirma o compromisso da Prefeitura de Vitória de promover a inclusão social e levar cidadania a todos os cantos da cidade. É uma grande chance de acessar serviços essenciais que fazem a diferença na vida da população”, afirmou Pasolini.
A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Flávia Alves, também destacou a importância do mutirão.
“Esse evento é um reflexo da nossa missão em tornar os serviços municipais mais acessíveis e próximos das comunidades, com a união de todas as secretarias e o engajamento de nossa equipe”, destaca.
Com 13 edições realizadas desde abril de 2023 e mais de 60 mil atendimentos acumulados, o “Vitória com Você” segue como uma referência em cidadania no Espírito Santo. O investimento médio de R$ 35 mil por edição, ou R$ 17,50 por pessoa atendida, reflete o compromisso da Prefeitura de Vitória em levar serviços integrados de forma eficiente e acessível.