Avenida Beira Mar, Vitoria. Foto: Vitor Jubini
A capital capixaba, Vitória, continua sendo referência em desenvolvimento e inovação no Brasil. Na 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, a cidade foi classificada como a segunda mais inteligente do país. O ranking avalia municípios com base em 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos, incluindo saúde, mobilidade, educação e tecnologia.
Vitória alcançou 37,513 pontos, ficando apenas atrás de Florianópolis (SC), que liderou o ranking com 37,525 pontos. O resultado é fruto de uma gestão que prioriza inteligência, conexão e sustentabilidade.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, celebrou a conquista.
“O resultado positivo, em mais uma pesquisa, demonstra o esforço e o trabalho realizado pela gestão pública. Nossa equipe não mede esforços para entregar serviços de qualidade para nossa população, garantindo uma ótima funcionalidade para nossa cidade. O reconhecimento no ranking nos trás uma certeza de que estamos seguindo pelo caminho certo e que ainda temos muito trabalho a ser realizado”, destacou.
Entre as capitais do Brasil, Vitória se destacou especialmente nos eixos de governança (2ª colocada), saúde (1ª colocada), educação (8ª colocada) e mobilidade (11ª colocada). Esses resultados refletem o compromisso da gestão pública em implementar soluções que impactem diretamente a qualidade de vida da população.
A edição de 2024 do ranking analisou 656 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, considerando critérios como a presença de sistemas de iluminação inteligente, agendamento de consultas online, e leis sobre planejamento urbano. Além disso, o estudo revelou que, apesar dos avanços, ainda há muito potencial de melhoria: as notas das cidades mais bem posicionadas estão pouco acima da metade da pontuação máxima possível.
O ranking também mostrou uma forte concentração de cidades do Sudeste entre as mais inteligentes do país, com Vitória sendo uma das 53 representantes da região no Top 100. Além disso, a capital capixaba se destacou como a melhor colocada entre as cidades de porte médio (entre 100 e 500 mil habitantes), ultrapassando Niterói em relação ao ranking de 2023.
Essa conquista reafirma o protagonismo de Vitória no cenário nacional, mostrando que, mesmo com desafios, a cidade segue avançando em direção a um futuro mais conectado e sustentável.
Confira a lista das 10 cidades que se destacaram:
Saiba mais sobre o ranking no site.