Arte: Divulgação
Na próxima segunda-feira (14) e na terça-feira (15), Vitória recebe um evento histórico que vai ampliar o diálogo das políticas públicas de cultura no país: o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura. Serão mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos voltados exclusivamente para gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e entidades representativas, e que contarão com a participação especial de diversos convidados.
O evento terá as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, além do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
O encontro acontece no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, em Vitória, e as inscrições foram destinadas apenas para gestores municipais e estaduais da cultura. Foram confirmadas mais de 1.100 inscritos de todos os estados brasileiros e 70 entidades envolvidas.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, que também é o atual presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, destaca que o encontro vai promover pela primeira vez, após a pandemia da Covid-19, uma reflexão sobre os desafios e as perspectivas da regulamentação e implementação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, em sintonia com a reconstrução do MinC e as futuras políticas culturais no Brasil.
“Serão dois dias com intensas atividades reunindo diversas representações em prol do fortalecimento e da articulação em rede. Nosso objetivo é promover um amplo diálogo sobre a pautas do setor para que possamos avançar ainda mais, garantindo que os recursos públicos sejam acessíveis a todos os agentes culturais e possam chegar aos pequenos municípios. O compromisso desses gestores no compartilhamento de experiências fortalece ainda mais a gestão pública da cultura em nosso País”, destacou Fabricio Noronha.
A reconstrução do MinC aponta para novos desafios nas políticas culturais, conferindo nova dinâmica a esse setor em contínua transformação. Desde a retomada do Ministério da Cultura, importantes ações já foram tomadas, como as assinaturas dos decretos que regulamentam o fomento à cultura no País e a Lei Paulo Gustavo. Reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura em todo o território nacional, e o Encontro de Gestores é mais um reflexo dessa agenda prioritária.
“Desde que assumimos o Ministério, estamos abertos ao diálogo e à construção coletiva de políticas públicas para a cultura. Esse encontro nacional é uma grande oportunidade de apresentarmos as ações do MinC, ouvir os gestores de todo o País e fortalecer nosso trabalho. Estamos firmes no esforço para garantir a todos e todas o direito à cultura, democratizando o acesso, desconcentrando e descentralizando os recursos, fazendo com que os trabalhadores e trabalhadoras do nosso setor sejam valorizados e a cultura seja ainda mais um vetor de desenvolvimento social, humano e econômico”, afirmou a ministra Margareth Menezes.
Mais informações no site: https://forumdecultura.org/
VEJA TAMBÉM:
Ver essa foto no Instagram