Vitória terá corrida e caminhada pelo diabetes | Orgulho Capixaba
News • Evento

Vitória terá corrida e caminhada pelo diabetes

Publicado em: 13/11/2024

Evento realizado pela Regional Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Diabetes, Sesc, Senac e Fecomércio acontece dia 24, na Praia de Camburi

A Regional da Sociedade Brasileira de Diabetes do Espírito Santo, em parceria com o Sesc, Senac e Fecomercio realiza, no próximo dia 24, a 1ª Corrida e Caminhada pelo Diabetes, na Praia de Camburi, às 7 horas. A largada será no estacionamento do quiosque 4.

O evento faz parte do Novembro Diabetes Azul, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado dia 14 de novembro. Esta é a primeira vez que o Estado comemora a data “correndo”. As inscrições já estão abertas com público estimado em 1.000 pessoas.

Além da atividade esportiva, o local contará com tendas que oferecerão atividades de orientações em diabetes, como nutrição, medida da glicemia capilar, exame de fundo de olho e a instalação de alguns sensores de glicose FreeStyle Libre. No local também terá um oftalmologista para fazer retinografia de pessoas que convivem com diabetes. Monitores irão aplicar o FINDRISK, um questionário que mostra o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos em 10 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo site Lets.events. O kit conta com camisa, medalha e número de peito.

O que é diabetes

Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz ou não consegue usar a insulina de forma adequada. A insulina regula a glicose no sangue e fornece energia para o corpo. Atualmente, no Brasil, há cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes.

Se não for tratada, o diabetes pode causar sérios danos ao organismo, como problemas cardíacos e renais, cegueira e neuropatias, que levam à amputação de membros inferiores. Por isso o diagnóstico precoce é fundamental.

O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, que afeta adultos. Para evitar o diabetes, ou reduzir suas complicações, é importante manter peso adequado à altura, alimentação saudável e praticar atividades físicas.

Saiba mais sobre a doença no site.

 

Recomendadas