News • Inspiração Capixaba

Wilson Richa e o sucesso da Comprocard: inovação com alma capixaba

Publicado em: 07/05/2025

Arquivo pessoal

Com uma carreira dedicada à inovação e um olhar humano para os negócios, o economista capixaba Wilson Richa é hoje uma das principais lideranças do setor de benefícios no Espírito Santo. Diretor e cofundador do Grupo Comprocard, o empresário coleciona experiências que vão desde a antiga bolsa de valores do Rio de Janeiro até a sala de aula como professor em cursos de MBA.

“Me formei em Economia em 1987, me especializei em Finanças e sou mestre em Administração. Iniciei minha carreira profissional operando na antiga bolsa de valores do Rio de Janeiro e em seguida tive muitas outras experiências, sempre enriquecedoras, em empresas públicas e privadas”, relembra Wilson. 

Mas foi em 2004 que uma decisão mudou os rumos da sua carreira. Ao lado do amigo e cliente Netto Soares, fundou a Comprocard. A proposta era unir experiência técnica e atendimento humanizado para oferecer soluções em cartões de benefícios com mais eficiência e empatia para os clientes.

Wilson Richa à esquerda e Netto Soares à direita: parceria de sucesso.
Foto: Arquivo pessoal

“Nossa premissa era encantar nossos clientes com um modelo de atendimento inovador e pautado em estruturas sólidas de relacionamento altamente qualificadas, que pudessem fazer a diferença nesse mercado ao humanizar as relações de fornecimentos de nossos cartões de benefícios”, lembra Wilson sobre o objetivo ao fundar o empreendimento. 

Desde o início, a missão da empresa foi empoderar tanto os profissionais de RH quanto os trabalhadores usuários dos cartões, sempre colocando o ser humano como foco.

 

Crescimento com propósito

Atualmente, a Comprocard é líder no segmento de benefícios no Espírito Santo e segue expandindo sua atuação. Um dos pilares desse crescimento é o investimento contínuo em tecnologia. “Nosso grande diferencial competitivo é a conjugação de alta credibilidade com rapidez e flexibilidade. Com esse tripé conseguimos a confiança do mercado e ser mais rápidos e assertivo”, destaca o diretor.

Só em 2024, o grupo anunciou um investimento de R$ 10 milhões em inovação. A empresa desenvolve 90% das suas soluções tecnológicas internamente e já mira o futuro com metas bem definidas: “Avançar em inteligência artificial, segurança e compliance; consolidar a Compropay, que já conta com mais de 300 mil usuários; e implantar nosso projeto piloto de subadquirência (maquininhas de captura de transações com cartões), que batizamos de  Roxinha Compropay”, adianta Wilson.

Além da performance tecnológica, a Comprocard se orgulha de suas ações voltadas ao ESG. “Apoiamos permanentemente ações de preservação de nosso meio-ambiente e também inúmeros projetos sociais, educacionais e esportivos, com destaque para o Instituto Ponte, Team Pocadores, Asilo dos Idosos, Instituto Vida, Futebol  Capixaba, entre outros”, destaca.

Wilson Richa no evento Ponte Day, do Instituto Ponte, que tem impactado a educaçao no ES.
Foto: Arquivo pessoal

 

Liderança com leveza

A rotina empresarial de Wilson Richa combina estratégia, operação e proximidade com as equipes. “São verdadeiros amigos e amigas nessa linda jornada. A hierarquia é fundamental para um bom funcionamento das organizações, entretanto, na Comprocard agimos sempre dentro de um ambiente organizado como um time unido, sempre com muita harmonia, respeito, camaradagem e prazer”, descreve.

Fora do ambiente corporativo, a vida é centrada na família e na fé. “Tenho 60 anos, sou casado há 30 anos com uma esposa maravilhosa e tenho três filhos também maravilhosos. Meu maior prazer é estar com minha amada família e amigos”, garante.

Richa também afirma ser apaixonado por viagens, gastronomia e vinhos — com moderação. Religioso, afirma que é na igreja onde ele e a família recarregam as energias.

Por sua atuação empresarial e social, Wilson Richa foi contemplado com a Comenda Domingos Martins da ALES.
Foto: Arquivo pessoal

 

Olhar no futuro

Com 20 anos de história, a Comprocard ultrapassou recentemente a marca de 500 mil clientes ativos e mais de 30 mil lojistas credenciados. Mas Wilson acredita que o melhor ainda está por vir.

“Nosso grande objetivo é manter essa liderança com qualificação contínua de nosso portfólio de soluções, utilizando altos padrões de tecnologia e atendimento, estreitando nossos relacionamentos com nossa clientela”, afirma.

E para quem sonha em empreender, ele deixa um conselho que reflete sua própria caminhada: “mente nas nuvens, pé no chão e coração sempre em Deus”. “Com muito estudo, dignidade e esforço é seguro que colheremos bons frutos ao longo de nossa jornada empreendedora e em nossas vidas”, finaliza o empresário.

A trajetória de Wilson Richa e da Comprocard é mais uma história que nos enche de orgulho!

Recomendadas