News • Inspiração Capixaba

Ana Paula Mozer: a capixaba que transforma paixão pela cozinha em buffet de destaque

Publicado em: 15/07/2025

Arquivo pessoal

Nascida em Vila Velha, onde reside ainda hoje, a capixaba Ana Paula Mozer transformou a paixão pela cozinha em um negócio que inspira outras pessoas e movimenta dezenas de profissionais da área de eventos. Aos 47 anos, ela celebra quase uma década à frente do buffet que leva seu nome, e conta com suas irmãs, Roseleide Mozer e Maria Auxiliadora Mozer, como sócias. Hoje, o empreendimento se consolida como uma das referências capixabas em ilhas gastronômicas e mesas receptivas.

A trajetória empreendedora começou cedo. “Nós começamos a vender pão na rua, de porta em porta, eu e minha mãe. Isso eu tinha mais ou menos uns 13 anos”, relembra. Mais tarde, Ana se especializou, fez cursos técnicos e se dedicou ao aprimoramento profissional. “Antes de fazer o curso técnico de gastronomia, eu fiz vários cursos rápidos — de bolos confeitados, cupcake, bem-casados, pizzas. Eu fui me especializando, fazendo vários cursos para poder hoje saber o que eu sei fazer”, conta.

O negócio começou oficialmente com um delivery de refeições, que ela tocava com a mãe. As marmitas eram entregues principalmente para empresas, mas a pandemia interrompeu o fluxo e forçou uma pausa. “Na época veio a pandemia e nós tivemos que dar uma parada nas marmitas, porque a maioria dos nossos clientes eram empresas. O pessoal foi trabalhar em home office, então nossas vendas caíram muito, e nós precisamos fechar. Tivemos que dispensar, na época, cinco motoboys que a gente tinha, que entregavam de segunda a sábado”, relata Ana.

Arquivo pessoal

Recomeços

A retomada veio com os eventos presenciais, e Ana encontrou nas ilhas gastronômicas um formato que se conectava com seu estilo, criatividade e dedicação aos detalhes. “Os tipos de eventos que eu mais gosto de fazer são as ilhas gastronômicas mesmo, também chamadas de mesas receptivas”, destaca.

Entre os momentos marcantes da carreira, Ana lembra dos convites para participar da Fábrica de Chef, evento realizado no espaço Patrick Ribeiro. “Foi muito marcante para nós, porque lá tinha vários chefs reconhecidos no Brasil inteiro. Eu recebi o convite do Hugo Grassi para montar a ilha gastronômica do coffee break da manhã e do café da tarde”, comemora.

Reprodução/Instagram @anamozergastronomia

Família, fé e propósito

Cristã e dedicada à sua fé, Ana reforça que sua caminhada vai além do empreendedorismo. “Toda honra e toda glória seja dada ao Senhor. Porque se eu cheguei até aqui hoje, se nós chegamos até aqui, foi porque o Senhor permitiu. Eu procuro sempre buscar fazer com zelo as coisas do Senhor”, diz, emocionada.

Mais do que construir uma marca, Ana se orgulha do impacto que gera ao seu redor. “O que mais me motiva, na verdade, é poder estar abençoando outras pessoas, outras famílias também, com meu trabalho. Tem final de semana que ficam envolvidas 15, 20, 25 pessoas, e isso me motiva muito. Poder estar contribuindo e abençoando outras famílias através do nosso trabalho.”

Além da rotina com o buffet, Ana prepara uma novidade: uma mentoria sobre montagem de mesas. “Vamos lançar no mês que vem uma mentoria de mesa de ilha gastronômica. Nela, vou ensinar a montagem de ilha, mesa posta, e ao final vamos degustar um delicioso jantar com tudo aquilo que nós preparamos”, adianta.

Casada e mãe de três filhos, Ana gosta de viajar e reunir a família sempre que pode. E faz questão de manter as raízes firmes em tudo o que faz: na fé, na cozinha e na forma carinhosa de servir.

Reprodução/Instagram @anamozergastronomia

Recomendadas