Foto: Arquivo pessoal
Natural de Santa Teresa, no distrito de Várzea Alegre, Domingos Augusto Taufner carrega uma trajetória marcada pelo serviço público, pela busca por conhecimento e pela dedicação a causas que vão muito além da fiscalização. Aos 63 anos, ele preside, pela segunda vez, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), e concedeu uma entrevista exclusiva ao Orgulho Capixaba.
Sua vida começou no interior do estado, mas desde cedo a busca por conhecimento o levou a outros lugares. Depois de viver em Colatina, mudou-se para Vila Velha em 1977, quando ingressou na Escola Técnica Federal do Espírito Santo para cursar Técnico em Mecânica. A partir daí, foram várias experiências que o transformaram e deixaram inúmeros legados.
“Desde 1981 sou servidor público. Em Vila Velha, fui vereador por dois mandatos, eleito em 1988 e reeleito em 1992. Meu primeiro cargo público foi em 1981, no IAPAS, nome anterior ao INSS. Em 1986, passei no concurso da Prefeitura de Vitória como auditor fiscal, onde fiquei até 2010, quando entrei no Tribunal de Contas”, resume Taufner.
Domingos Taufner presidindo Sessão do TCE-ES. Foto: Arquivo pessoal
A Engenharia Mecânica foi sua primeira graduação, movida pela vocação para as ciências exatas. No entanto, a vivência profissional o aproximou do mundo jurídico. “Como auditor fiscal e vereador, conheci o Direito na prática. Foi por isso que, em 2001, iniciei o curso. Depois, fiz pós-graduação em Direito Tributário e mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais na FDV”, explica.
Além da atuação política e técnica, Taufner também contribuiu com o processo eleitoral por meio da literatura. Em 2000, lançou a primeira edição do “Manual do Candidato e da Candidata a Vereador(a)”, com orientações para quem ingressa na vida pública. O sucesso e a importância da obra garantiram a segunda edição, após 20 anos, em 2020, e a terceira, em 2024.
Domingos Taufner (ao centro) com a Diretoria da Editora Forum, responsável pela terceira edição do livro Manual do Candidata e da Candidata e Vereador (a). Foto: Arquivo pessoal
O ingresso no TCE-ES se deu em 2010, por meio de concurso público, como procurador do Ministério Público de Contas. No fim de 2011, foi escolhido pelo governador do estado (que, na época, também era o atual governador, Renato Casagrande), a partir de lista tríplice, para ocupar uma das sete cadeiras de conselheiro. Em 2014, Domingos assumiu a presidência do colegiado pela primeira vez, cargo que cumpre também hoje.
“Fui presidente no período de 2014-2015 e agora estou novamente no cargo, em 2024-2025. Um dos maiores desafios [como presidente] é julgar com justiça e eficiência, com controle de prazos no tempo certo, além de acompanhar toda a gestão pública do nosso Estado”, afirma.
Entre os avanços em sua atuação no TCE-ES, ele destaca o processo eletrônico, reconhecido pela agilidade e transparência, e o painel de controle, que permite à população acompanhar os gastos das prefeituras e do Governo do Estado. “De 2016 para cá, passamos a aplicar um controle rigoroso de prazos. Hoje, nossos processos estão em dia graças a esse procedimento de controle de prazo no processo, nos julgamentos e nos seus trâmites”, ressalta.
Taufner acredita que o Tribunal de Contas precisa estar próximo do cidadão, e a comunicação é peça-chave nesse processo. “Temos um site amigável, redes sociais ativas e produtos como o TCE Presente, que mostra melhorias alcançadas a partir de nossas auditorias”, destaca.
Na sua gestão, o TCE-ES também ampliou o alcance de campanhas de interesse social, como o combate à desinformação. “As fake news induzem as pessoas a ter comportamentos violentos, induzem as pessoas a não se vacinar e nós precisamos de civilização. E informar bem é um caminho para isso”, afirma.
Outra frente de sua gestão é o enfrentamento à violência doméstica. “Tenho visitado pessoalmente as instituições que cuidam desse assunto para identificar o que pode ser potencializado”, acrescenta.
Domingos Taufner com Mia Mamede, Miss Brasil 2022, em evento sobre o Dia da Mulher realizado no TCE-ES.
A pauta ambiental também está presente. O calendário anual do Tribunal, por exemplo, foi dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. “É importante cumprir essa agenda até 2030 para melhorar as condições de vida do cidadão”, reforça.
Para ele, esses avanços são fruto de gestão responsável, mas também de um controle externo atuante. “O Tribunal de Contas está presente na vida do cidadão, e com o tempo o cidadão está cada dia mais consciente disso”, acrescenta.
Composição atual do TCE-ES. Em pé (da esquerda para a direita) estão os Conselheiros Davi Diniz, Rodrigo Coelho e Luiz Carlos Ciciliotti. Sentados (da esquerda para a direita) estão os Conselheiros: Sérgio Aboudib, Domingos Taufner, Rodrigo Chamoun e Carlos Ranna.
Mesmo com uma rotina intensa, o presidente do TCE-ES valoriza momentos de lazer e convivência. “Gosto de caminhar, viajar, conversar com a família e os amigos, mesmo que o tempo seja pouco. Esses momentos são bem aproveitados e importantes para o descanso necessário”, afirma.
Com os filhos, Tiago e Leonardo e a esposa, Rita Dantas. Foto: Arquivo pessoal
Catótico e apaixonado pelo Espírito Santo, ele elege como seu lugar preferido no estado, o Convento da Penha, em Vila Velha. “Além de um local de fé, é um local que nós temos contato com a natureza, com a história do nosso estado, que começou em Vila Velha. Quem não conhece, vale a pena visitar”, recomenda.
Domingos Taufner com Dom Angelo Mezzari, Arcebispo de Vitória. Foto: Arquivo pessoal
Ao analisar o Espírito Santo, Taufner destaca a evolução das últimas décadas. “Nos últimos 20 anos, o Estado foi reconstruído. […] O estado cumpre bem a lei de responsabilidade fiscal e com isso tem as contas equilibradas. [Temos] muito investimento em infraestrutura, em saúde, educação. O estado tem conseguido atingir níveis altos de educação, na questão da saúde também.”
Para ele, tudo isso deve ser motivo de orgulho para os capixabas. “Não é só um motivo, nós temos, com certeza, muitos motivos pra ter orgulho do nosso estado do Espírito Santo”, finaliza.
Com uma atuação na política, no serviço público, na construção do conhecimento e em prol de toda a sociedade capixaba, Domingos Taufner é um Orgulho Capixaba!
Em seu momento de descanso e leitura de temas importantes. Foto: Arquivo pessoal