Nico, artista capixaba / Arquivo Pessoal
Com intervenções artísticas pela Grande Vitória, o artista capixaba Nicholas Nascimento espalha o seu talento por onde passa. Nascido e criado no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, “Nico”, como é conhecido, é grafiteiro e estudante de Engenharia Civil.
Segundo o capixaba, sua família vive tradicionalmente da pesca, atividade econômica e cultural bem comum na região de seu bairro. Em 2008, ali mesmo por onde nasceu, conheceu o graffiti no projeto “Escola Aberta”.
“Foi amor a primeira vista! Sem saber desenhar, sem saber qualquer tipo de técnica, sem saber o que era o graffiti”, conta Nico, relembrando o momento em que se apaixonou pela nova atividade.
Encantando com o mundo de cores e formas da nova arte, se inspirava com tudo que via ao redor. “Eu por não saber desenhar nada, qualquer tipo de informação de desenho e arte era inspiração para mim, mas acredito que o meu primeiro professor, o Huebra, também foi uma grande inspiração”, afirma Nico.
Ver essa foto no Instagram
Logo no ano seguinte da nova descoberta, fez um graffiti em um antigo galpão de sua comunidade. Cada vez mais imerso no novo hobby, passou a colorir ainda mais sua vida e a das pessoas ao seu redor.
“Defino minha arte como um meio de conscientização e preservação. E às vezes, são apenas coisas que eu gosto que coloco nas pinturas, como animes. Então, vai bastante de mim e do que vivo nos meus trabalhos”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Mesmo com diversos graffitis espalhados pela Grande Vitória, ele segue motivado na missão de trazer ainda mais cor para as cidades do ES. “O que mais motiva é nunca estar satisfeito com o que eu já fiz”, afirma.
Para ele, o recente trabalho feito em sua comunidade é o mais marcante de sua vida. “O restaurante do Bigode, atualmente, é o meu maior trabalho com técnica de graffiti, com 570 m² e meu mosaico feito de resíduos retirados das praias de vitória, na qual é o maior mosaico de resíduos do mundo”, explica.
Com um trabalho que valoriza as raízes, entrega cor, alegria, diversidade e preservação, Nico vê um futuro com ainda mais esperança. “Se depender de mim, no futuro teremos uma geração que sempre passa o conhecimento e técnicas que a arte pode proporcionar. A arte faz com que as pessoas pensem, admirem, reflitam e mudem, seja no geral ou individualmente”, finaliza o capixaba.
Ver essa foto no Instagram
Se você é daqueles que observa os graffitis por locais onde passa, já deve ter visto algum material de Nico por aí. O trabalho marcante do capixaba pode ser acompanhado pelas redes sociais. Confira!
🤳🏾: Instagram / @nicogdt