Arte: Divulgação / PMV
Nesta sexta-feira (19) é dia de cantar parabéns para o Parque Moscoso. O tradicional espaço de lazer, e também o mais antigo da cidade, completa 111 anos.
A programação de comemoração tem início na sexta-feira, às 8 horas, com aulão de alongamento com o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), seguindo com apresentação de Teatro de Bonecos e momento musical com a banda de Congo Amores da Lua. O tradicional ‘Parabéns pra Você’ ocorrerá a partir das 10 horas, com distribuição de bolo e refrigerante aos participantes. Na sequência, espetáculo circense.
Na ocasião, serão inaugurados o paisagismo do parque, que ganhou flores mais resistentes ao clima, tanto no calor quanto no frio, deixando o local mais bonito durante todo o ano, e a área do parquinho para as crianças, com novos e modernos brinquedos, além de piso emborrachado e antiderrapante para proteção e segurança dos pequenos durante sua utilização.
Já na parte da tarde haverá atividades recreativas com cama elástica, brinquedo inflável e ações de educação ambiental, com o jogo da memória gigante e exposição de fotos antigas do Parque Moscoso. Atividades de contação de história, oficina de pintura e exercícios lúdicos sobre a baleia jubarte e do universo do jacaré-de-papo-amarelo também fazem parte da programação.
Os visitantes contaram, ainda, com vacinação contra a gripe e a Covid-19, além de outras ações voltadas para a saúde bucal, diabete, hipertensão arterial, alimentação saudável, dentre outras. À noite, a partir das 18h30 haverá shows na Concha Acústica.
“Cada morador tem uma história que viveu no Parque Moscoso, com momentos felizes, em diferentes fases deste tradicional espaço da cidade. E quando a gente cuida com carinho do meio ambiente, a gente tem uma área para todas as gerações”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
A Secretaria de Cultura (Semc) levará atrações culturais que prometem entreter, encantar e divertir as famílias que comparecerem à festa do centenário Parque.
“É uma enorme alegria celebrar o Parque por tudo que ele representa para a cidade de Vitória. Eu mesmo vivenciei parte da minha infância no Moscoso assim como várias outras gerações. Comemorar os 111 desse local tão significativo da capital é valorizar, reconhecer e festejar a Cultura do nosso município”, declarou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.
Confira a programação:
Na sexta-feira (19), o Grupo Ratimbum realiza duas apresentações do espetáculo “Respeitável Público” no Moscoso, as 10 e às 15 horas. No início da noite quem sobe à Concha Acústica do Parque é o cantor Duduzinho, que faz show às 18h30.
No sábado (20), a programação tem início às 13 horas, com oficinas educativas sobre alimentação saudável, prevenção e controle do tabagismo e práticas integrativas e complementares em saúde, além de ações de educação ambiental e recreativas para a criançada, com: cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce, contação de história e oficina de pintura, apresentação musical. A vacinação contra a gripe e a Covid-19 continua.
Para completar o cardápio diversões para a criançada, o grupo Macakids se apresenta a partir das 16h30 e, às 18h30, tem a alegria e descontração do Grupo Estripolia.
A programação do domingo começa a partir as 9 horas com aulão de alongamento, apresentação musical com coral infantil, atividades recreativas, educação para o trânsito e apresentação circense, além de ações voltadas para a saúde. A criançada de 7 a 15 anos também contará com uma clínica de beach soccer com professores ministrando os fundamentos da modalidade e um grande jogo depois. À tarde, no período das 13h às 17h, acontecerá uma grande Seresta no Parque, um momento familiar, que finaliza a programação de aniversário.
Situado no centro da cidade e inaugurado em 1912, o Parque Moscoso é o mais antigo parque de Vitória. Possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos. O parque também conta com uma academia população da pessoa idosa e sinal de internet livre do Vitória Online.
São aproximadamente 24.000 m² de área, constituindo-se num ambiente de tranquilidade em meio à correria do centro da metrópole. A Concha Acústica é palco de inúmeros espetáculos. Ela foi tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura e é privilégio de poucas cidades brasileiras.