No terceiro dia de realização da 29ª Festa do Produtor Rural, além da 4ª Feira de Agronegócios de Jaguaré, a manhã do último sábado (02), foi marcada por um evento diferente no município. Foi inaugurada a primeira empresa montadora de aviões do Estado, a Sling Aircraft. O lançamento oficial da montadora foi realizado na sede da fábrica, no distrito de Água Limpa, com a participação de diversas autoridades municipais e do Estado. A empresa está sediada, à margem da BR 101, no km 96, e conta com um aeródromo próprio, além de área de testes e de montagem, e uma pista para pousos e decolagens.
Estiveram presentes, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Ricardo Pessanha, o prefeito Marcos Guerra, o vice-prefeito Elder Sossai, além de vereadores e secretários municipais.
O primeiro empreendimento no Estado que contempla tecnologia aeronáutica fabril de ponta, a empresa foi inaugurada com o 1º Encontro Nacional de Aeronaves de Jaguaré, com entrada liberada para a população, além da apresentação da Esquadrilha Céu, que realizou voos acrobáticos em formação.
Sling Air Craft é a empresa que se instala no ES para montar aviões para o Brasil. Crédito: Divulgação
O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, lembrou o bom momento por que passa o município que está criando mecanismos para atrair empresas e fortalecendo a economia, possibilitando um salto de qualidade muito grande para o município. “A Sling pode se converter em um forte propulsor do desenvolvimento industrial em Jaguaré e na região. Este momento é fruto de um trabalho coletivo importante. Não se faz nada sozinho! Por isso é preciso agradecer à Câmara de Vereadores e ao Governo do Estado, além da importância de gestores públicos que passaram por aqui, que também deram sua contribuição”, destacou o prefeito, lembrando também que a empresa – e a instalação de sua pista de pouso, vão permitir atração de outros empreendimentos para o município, possibilitando mais desenvolvimento e, assim, a geração de emprego e renda.
Sócio da Sling Aircraft, Braz Nali frisou que a empresa inicia os procedimentos em Jaguaré com foco no crescimento constante. “Demos esse primeiro passo com a certeza que outros virão. Contamos com a parceria da Prefeitura, da Câmara e de toda a cidade para crescermos juntos”, afirmou.
PRODUÇÃO
A estimativa de produção para 2023 é de 10 aeronaves. A cada ano espera-se aumentar a produção em cinco aeronaves. Ao final de 3 anos, os investidores esperam poder entregar 20 aviões. A empresa vai gerar no mínimo 20 empregos diretos, sendo que algumas vagas são para profissionais que atuam com tecnologia de ponta.
Fonte: Correio do Estado