Foto: Guilherme Lage/Folha Vitória
Emoção e homenagens marcaram a noite desta quinta-feira (9), no Sesc Glória, no Centro de Vitória, durante a celebração das sete décadas de existência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com a entrega da Comenda Antonio Oliveira Santos.
Ao todo, 23 personalidades capixabas foram homenageadas, dentre elas, Americo Buaiz, fundador do Grupo Buaiz, que também deixou suas digitais na fundação da Fecomércio-ES. A comenda foi concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
A cerimônia desta quinta-feira contou com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros.
Além de fundador, Americo Buaiz foi presidente da Federação, eleito em 1958, ano em que também ajudou a fundar a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Americo Buaiz foi homenageado com a Comenda Antônio Oliveira Santos, honraria que leva o nome de outro presidente da Fecomércio, que dirigiu a Federação por 15 anos e que faleceu em 2023.
A neta de Americo, a empresária Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos, recebeu a comenda em nome da família:
“Para nossa família é muito importante, principalmente porque meu avô foi um dos fundadores da Fecomércio e fez parte da primeira diretoria. É um reconhecimento não só do empresário que ele foi, mas da pessoa que ele foi, sempre fazendo a diferença na vida das pessoas”, disse Eduarda, emocionada.
O Grupo Buaiz é o quinto maior conglomerado empresarial do Espírito Santo e atua em diversas frentes, como alimentos, comunicação, shopping center, educação e inovação.
Vice-presidente da Rede Vitória de Comunicação, Americo Buaiz Neto falou da alegria da família em receber a comenda em homenagem ao avô, de quem herdou o nome.
“É uma representação muito grande. O meu avô, Americo Buaiz, foi muito visionário quando resolveu fundar a Fecomércio, por ser uma instituição que representaria 70% do PIB capixaba. Estar aqui representando meu avô, que não tive a honra de conhecer, mas estar junto com a minha irmã Eduarda representando e continuando o legado dele, é uma grande felicidade, estou muito feliz de estar aqui”, disse Americo Buaiz Neto.
A Fecomércio-ES foi fundada no dia 8 de maio de 1954. Atualmente, representa quase 400 mil empresas que empregam 719 mil capixabas, o que corresponde a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Em breve, a Federação estará de casa nova, que ficará em um terreno de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados, em Santa Lúcia, em Vitória, mesmo bairro que já abriga a atual sede da federação.
O edifício será construído com cinco pavimentos, que integrarão a sede administrativa do Sesc e Senac ao mesmo prédio do Sistema Fecomércio-ES.
Veja o vídeo do projeto da nova sede da Fecomércio:
Nova sede da Fecomércio-ES from Folha Vitória on Vimeo.
A obra contará com cerca de 8 mil metros quadrados de área construída e o investimento previsto é de R$ 40 milhões. A previsão para a entrega da nova sede é de 24 meses.
O presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, esteve presente na cerimônia de entrega das comendas e afirmou que o marco de 70 anos da criação da Federação é de extrema importância para o Espírito Santo.
“É importante porque a Fecomércio completando 70 anos, uma história muito longa, prestando serviço à sociedade, principalmente por meio de seu braço social, Sesc e Senac. É um marco muito importante para uma entidade que é a mais antiga representante do comércio e não só isso: representa praticamente 70% do PIB do Estado, em termos de emprego e empresa. É muito importante neste momento a federação estar completando 70 anos”, disse.
Moro também foi surpreendido durante a noite de homenagens, sendo homenageado com a Comenda Domingos Martins, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa.
Outras homenagens da noite
Como não poderia ser diferente, o empresário que dá nome à comenda também foi homenageado. Antonio Oliveira Santos foi imortalizado, representado pela filha, a engenheira Beatriz Oliveira Santos.
Confira os homenageados:
Categoria Institucional
Governo – Governador Renato Casagrande
Assembleia Legislativa – Presidente Marcelo Santos
Prefeitura de Vitória – Prefeito Lorenzo Pazolini
Turismo
Parque do China – Valdeir Nunes
Mosteiro Zen Budista – Monge Daiju Bitti
Restaurante Guaramare – Chef Vicente Bojovski
Restaurante Atlântica – Chef Osmar Bodevan
Restaurante Oriundi – Chef Juarez Campos
Serviços
Maely – Maely Coelho
Grupo Águia Branca – Aylmer Chieppe
Time Now – Francisco Carvalho
Folha Vitória – Hélio Dorea
Comércio
Pianna Bráz Pianna
Lojas Sipolatti – Aristides Sipolatti
Mercadão – Martinho Demoner
Unicafé – Jair Coser
Grupo Coutinho – Mário Coutinho
Casa Mota – Aquiles Mota
Sabor da Terra – Célia Nolasco
Grupo Buaiz – Americo Buaiz, Família Buaiz
Supermercados Carone – William Carone
Produtos Carnielli – Leandro Carnielli
Dentre os homenageados na categoria comércio, houve uma salva de palmas para o comerciante Aquiles Mota, fundador da Casa Mota, que deu início ao empreendimento em 1950.
Matéria publicada por Guilherme Lage, na Folha Vitória.