News • Inspiração Capixaba

Liberte Sua Voz: Conheça a trajetória de Maria Marcelino

Publicado em: 23/10/2024

Maria Marcelino | Foto: Divulgação

Formada em administração e pós-graduada em gestão, marketing e recursos humanos, Maria trilhou um caminho sólido no mundo corporativo. No entanto, foi sua experiência com a comunicação – ou melhor, a falta de habilidade em se comunicar adequadamente – que a impulsionou a seguir uma nova direção.

“Minha comunicação era agressiva, violenta, tanto que fui demitida de uma empresa. Eu era uma grande colaboradora, mas não sabia me comunicar”, relembra.

Esse marco em sua vida a fez perceber que a comunicação era uma competência que precisava ser desenvolvida. Assim, começou uma busca incessante por conhecimento. Estudou artes cênicas e fez cursos voltados para a oratória.

Apesar de tamanha dedicação, seu problema não tinha sido resolvido. Foi nesse ponto que ela compreendeu que sua dificuldade de comunicação estava ligada a algo além.

“Percebi que minha comunicação era um resultado da minha história. Situações de violência e agressividade que vivi contribuíram para isso. Fui entendendo que a nossa comunicação é sistêmica, ou seja, não é só sobre falar bem. É sobre o que está dentro da gente”, explica.

Essa revelação levou Maria a buscar respostas mais profundas. Então, passou a estudar comunicação assertiva, comunicação não violenta e comunicação sistêmica, além de se formar como terapeuta sistêmica.

“Compreendi que essa questão estava ligada à minha história de vida, e que eu precisava dar novos significados para as situações que vivi, desde a minha infância”, explica.

A partir desse autoconhecimento, Maria não só desenvolveu sua própria competência comunicativa, mas também decidiu ajudar outras pessoas a encontrarem suas vozes. Foi então que ela criou o workshop “Liberte Sua Voz”, um programa que visa a transformação interna por meio da comunicação.

“A jornada nunca é fácil nesse movimento de educação e desenvolvimento. Eu penso que nós, enquanto povo brasileiro, ainda temos muita dificuldade em olhar para isso com bons olhos, em entender que não é apenas o conhecimento técnico que nos leva a um caminho de sucesso” – Maria Marcelino | Foto: Michele Inacio

“Libertar a voz não é focar numa oratória perfeita, numa entonação ou inflexão. É libertar a nossa voz interna, entender que todos nós podemos ocupar um lugar especial na vida. A partir disso, a gente se torna múltiplo, potente e feliz. É sobre sair do medo de ser julgado e se sentir integrado e incluído”, afirma.

Desde a primeira edição, o workshop foi um sucesso.

“Eu sabia que ele não começaria pequeno, e foi exatamente o que aconteceu. A primeira turma foi um sucesso, com 50 pessoas, e desde então, as turmas têm uma média de 35 a 45 participantes”, conta.

Hoje, o “Liberte Sua Voz” já tem mais de 300 alunos que buscam não apenas melhorar suas habilidades de comunicação, mas também enfrentar seus medos e inseguranças. Entre os casos de sucesso, Maria se orgulha de uma aluna que procurou o workshop com o objetivo de se comunicar melhor com o marido e, ao longo do processo, tornou-se palestrante. Outro destaque é André Martins, que buscou a mentoria para desenvolvimento pessoal e acabou melhorando significativamente sua vida financeira, além de se tornar terapeuta holístico.

Outro marco na trajetória de Maria foi sua parceria com Lucas Fonseca, na criação e execução do Método de Aperfeiçoamento Pessoal (MAP).

“Trabalhei com o Lucas por 11 turmas do MAP, captando alunos e viajando pelo estado para divulgar o curso. Essa trajetória me ajudou muito a ser a pessoa resiliente que sou hoje”, relata.

O Liberte a Sua Voz já está em sua 10ª edição e acontece no dia 9 de novembro, de 9h às 18h, no Hotel Venturim, São João de Viçosa, em Venda Nova do Imigrante. Confira mais informações no Instagram.

Recomendadas