Foto: Jansen Lube
Neste sábado (14), o Vitória Com Você encerrou 2024 com a realização de sua nona edição, desta vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, na Ilha das Caieiras. O evento, que já se consolidou como o maior programa de cidadania do Espírito Santo, levou serviços essenciais e inclusão social a todas as regiões de Vitória ao longo do ano, totalizando mais de 47 mil atendimentos realizados.
Promovido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), o mutirão reuniu todas as secretarias municipais em um esforço conjunto para aproximar os serviços públicos de quem mais precisa. A iniciativa também contou com parceiros como a Cesan, a EDP e o CDL Vitória, que ofereceram renegociação de débitos, consultas de crédito e outros serviços voltados à população.
Durante as nove edições realizadas em 2024, o Vitória Com Você disponibilizou mais de 50 tipos de serviços gratuitos, promovendo cidadania, dignidade e inclusão social. O prefeito
Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória, destacou a importância do programa.
“Todos os serviços da Prefeitura em um só lugar e dentro da comunidade, por isso tem sido uma solução eficiente. Estamos oferecendo condições que respeitem a integridade, o valor e os direitos fundamentais das pessoas, oportunizando que possam viver dignamente”, afirmou.
A secretária da Semcid, Flávia Simões, celebrou os resultados alcançados ao longo do ano:
“O Vitória Com Você é uma solução eficiente para as demandas que ficam pendentes durante a semana e ainda proporciona diversão para toda a família. A cada edição, ampliamos os serviços oferecidos, levando cidadania a todos os moradores de Vitória.”
Entre os serviços oferecidos na última edição estavam:
Além disso, a Feira de Mulheres Empreendedoras trouxe oportunidades para artesãs e comerciantes locais, com expositores de artesanato, moda feminina, decoração e perfumaria.
Para muitos moradores, o Vitória Com Você foi uma solução prática para demandas acumuladas e uma chance de acessar oportunidades que fazem diferença em suas vidas.
“Vim fazer a identidade e foi tudo muito rápido. Ser num final de semana ajuda a gente que trabalha durante a semana e não tem tempo para acertar essas coisas”, contou Vânia Correa, auxiliar de serviços gerais.
Já Paulo Eduardo Pereira, desempregado e em busca de oportunidades, elogiou a iniciativa: “Acabei de fazer cirurgia e estou sem emprego. Sei que aqui já posso ter um encaminhamento para um emprego.”
O programa encerra o ano de 2024 como uma referência de ação integrada entre gestão pública e parceiros, reafirmando o compromisso de Vitória com o desenvolvimento social e a inclusão. A expectativa é que a iniciativa continue nos próximos anos, ampliando ainda mais seu alcance e impacto.