Fotos: Divulgação
O fim de semana chegou com tudo no Espírito Santo, reunindo música, cultura, tradição e muita diversão. Em Vitória, a 97ª Festa de São Pedro na Praça do Papa oferece shows, gastronomia e celebrações religiosas até domingo. Vila Velha se aquece com o Arraiá do Falamansa e a programação gratuita do Parque Aberto, que traz show da banda Mundo Livre S/A e atividades para todas as idades. Para as famílias, o Musin – Festival Música na Infância no Parque Pedra da Cebola apresenta duas tardes de atrações gratuitas para crianças. Quem gosta de festa e balada, Jardim da Penha oferece agito nas boates Fluente e Bolt com eventos especiais durante o fim de semana. Confira a agenda cultural completa e aproveite o que o Espírito Santo preparou para você!
A tradicional Festa de São Pedro chega à sua 97ª edição nesta sexta, sábado e domingo (27 a 29) na Praça do Papa, em Vitória, reunindo música, gastronomia e fé em um só espaço. A programação começa hoje, sexta (27) com shows do Pagode e Cia às 19h e Ciel Rodrigues às 21h, abrindo as celebrações que seguem no sábado (28) com quadrilha às 18h, apresentações sertanejas de Carol & Priscila às 19 h e muito forró com Alemão do Forró às 21h. No domingo (29), a festa mantém suas raízes religiosas com missa às 8 h e procissão terrestre e marítima a partir das 9h, seguidas por shows na praça de alimentação: Eduardo Santos às 13h, Suelen Nascimento às 14h30 e DJ Lukão encerrando às 16 h. A estrutura conta com palco, telões, praça de alimentação com 30 barracas e 10 food trucks, e a expectativa é receber cerca de 40 mil pessoas nos três dias.
O Arraiá do Falamansa agita Vila Velha nesta sexta-feira (27), no estacionamento do Boulevard Shopping, a partir das 20h. A banda consagrada de forró universitário comanda a festa, embalando sucessos como “Xote dos Milagres”, “Rindo à Toa” e “Xote da Alegria”, além de novidades do repertório. O evento terá ainda apresentações de talentos locais como o Sambasoul com Fred Nery, do Macucos, e o trio Mafuá com Amanda Requião, além dos sets do DJ Maholic e DJ Fabrício V. Os ingressos estão à venda pela Zig Tickets.
E vamos de mais arraiá. Neste sábado (28), a comunidade São João Batista, de Jardim da Penha, promove sua tradicional Festa de São João, logo após a missa das 17h30. A festa acontece na Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, ao lado do Shopping Jardins, e reunirá famílias e visitantes em uma noite de fé, alegria e sabores típicos. O cardápio traz delícias como milho verde, pamonha, canjica, papa de milho, cuscuz, bolos, doces e caldos variados, além de brincadeiras como pescaria e bola na lata para as crianças. A música junina garante o clima festivo para dançar e celebrar São João com animação.
Mais um! O Shopping Praia da Costa segue no clima junino neste fim de semana com o “Arraiá da Diversão”, nos dias 28 e 29 de junho, na Pracinha do Praia, localizada no piso L1. A programação é gratuita e voltada para toda a família, com atividades acontecendo das 17h às 20h. No sábado (28), o público poderá curtir oficina de passarinho, quadrilha, pescaria, pula-pula, brincadeiras típicas, chuva de balão e apresentação de trio de forró. Já no domingo (29), a programação inclui oficina, quadrilha, brincadeiras e brincadeiras tradicionais. Tudo pensado especialmente para o público infantil, que também pode ir caracterizado para aproveitar ainda mais o clima festivo.
Programação para a criançada: o Musin – Festival Música na Infância toma conta do Parque Pedra da Cebola nesta sexta (27) e sábado (28), com duas tardes de atividades gratuitas voltadas ao público infantil. Nesta sexta, o evento começa às 13h30 com o projeto Sons da Ilha, seguido por show da Banda da Flor. No sábado, a programação tem início às 14h e inclui teatro musical, apresentação do Grupo Triii, concurso de fantasia e show do Mundo Bita, grande atração do festival. O Musin reúne música, contação de histórias, oficinas criativas e espaços dedicados à literatura e ao brincar, promovendo uma experiência rica e afetiva para crianças e suas famílias.
Foto: Divulgação
A noite de Jardim da Penha promete neste fim de semana com festas nas boates Fluente e Bolt. Na Fluente, a programação começa na sexta-feira (27) com a PRIDE, uma celebração do mês do orgulho com hits de pop, funk, electro pop e muito brilho. Os 50 primeiros entram de graça até meia-noite, e aniversariantes da semana têm entrada VIP. No sábado (28), a casa recebe dois eventos: a Xpresso, das 20h às 00h, com sons de disco, house e indie dance na pista indoor, e a MAD MAX, das 22h às 4h, para fechar o mês com intensidade na pista principal. Já na Bolt, sexta é dia de PRIDE BOLT, uma festa que exalta a representatividade com entrada gratuita para os 50 primeiros e condições especiais para aniversariantes. No sábado, o BAYLE toma conta da pista com muito ritmo, dança e liberdade de expressão.
Neste sábado (28), a Selva, no Centro de Vitória, recebe a FESTA MONA, com energia intensa e valorização da estética e da performance,. A festa promete uma noite de puro frenesi, com line-up comandado por seis DJs que movimentam a pista com muito som de qualidade: Karolla, Mathilda, Vivavona, Larux, Atze e Caic.
O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, realiza neste domingo (29) a 12ª edição do Parque Aberto, com programação gratuita das 8h às 15h. A grande atração é o show da banda pernambucana Mundo Livre S/A, que se apresenta às 12h30 com a turnê comemorativa dos 30 anos do álbum “Samba Esquema Noise”. A agenda inclui ainda yoga com Taysa Machado às 8h20, visita mediada no Bosque das Esculturas às 9h30 e a oficina interativa de Bolhas de Sabão Gigantes às 10h30. O espaço também recebe a Feira Curva com empreendedores locais e food trucks variados. Os ingressos são gratuitos e liberados via plataforma INTI.
A União de Dançarines do Espírito Santo (UDES) lança no sábado (28), no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), o “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas”, um site que reúne mais de 100 fotos e vídeos documentando a história dos encontros realizados desde 2009. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece das 15h às 18h e conta com apresentação da DJ Thaís Apolinário, projeções, roda de conversa, buffet e show musical do grupo Pretaô. O projeto valoriza a cultura hip hop, as danças urbanas e afro-brasileiras, destacando o protagonismo da juventude negra e periférica do Espírito Santo. O acervo é resultado do trabalho da curadora Yuriê Perazzini e equipe, e faz parte do Edital de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural do Estado.