Aniversário de 7 anos do Instituto Américo Buaiz contou com palestra de Geyze Diniz | Orgulho Capixaba
News • Evento

Aniversário de 7 anos do Instituto Américo Buaiz contou com palestra de Geyze Diniz

Publicado em: 28/08/2024

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante o ConectorES, edição especial de aniversário de 7 anos do Instituto Américo Buaiz (IAB), a economista Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, chamou a atenção para o preocupante nível de desperdício de alimentos no Brasil. O evento, realizado na última quinta-feira (22), reuniu transformadores sociais para discutir soluções para esse e outros desafios.

Segundo um estudo da Integration Consulting, o Brasil produz 161,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, mas 55,4 milhões de toneladas são desperdiçadas ao longo da cadeia, desde a produção até o consumo. Esse desperdício, equivalente a dois milhões de caminhões pesados, começa em casa e se estende aos centros de distribuição, restaurantes e varejo.

“Esse problema do desperdício começa por nós. A gente desperdiça um terço de tudo que é produzido. É muito alimento! Desperdiçamos dentro de casa, nos Ceasas, nos restaurantes, no varejo. O que a gente pede é que haja mais consciência na hora de comprar, de armazenar, de usar os produtos. A gente pode pensar o uso integral dos alimentos, repensar a forma de cozinhar e ter menos consumo de gás e de tempo”, disse Geyze Diniz.

A economista também enfatizou a necessidade de maior conscientização sobre o consumo de alimentos.

“Desperdiçamos um terço do que produzimos. Precisamos repensar como compramos e utilizamos os alimentos”, afirmou durante sua palestra para representantes do Terceiro Setor, empresários e jornalistas no Cinemark do Shopping Vitória.

Ela também destacou que o combate à fome e ao desperdício de alimentos exige uma abordagem sistêmica, envolvendo não apenas o governo e a classe empresarial, mas toda a sociedade.

“Não é só governo. Não é só a classe empresarial. Somos todos nós! Tem que usar a inteligência para fazer esse processo todo acontecer,” declarou.

O Pacto Contra a Fome, um movimento da sociedade civil que busca colaborar com os governos na luta contra a fome, tem duas metas principais: acabar com a fome no Brasil até 2030 e garantir que toda a população esteja bem alimentada até 2040.

Atualmente, 8,7 milhões de pessoas no Brasil passam fome, o que equivale à lotação de 110 estádios do Maracanã. Além disso, 64 milhões de brasileiros vivem em algum grau de insegurança alimentar. No Espírito Santo, uma em cada cinco pessoas enfrenta essa realidade, afetando mais de 700 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Embora tenha havido alguma melhora desde 2017, a insegurança alimentar ainda é um desafio significativo.

O estudo também ressalta os impactos ambientais do desperdício de alimentos, que contribui para a intensificação da perda de biodiversidade, o uso excessivo de recursos hídricos, a emissão de gases de efeito estufa e a geração de resíduos.

O evento também marcou o sétimo aniversário do IAB. Americo Buaiz Filho, presidente do IAB e do Grupo Buaiz, reforçou a importância do combate à fome como um dever cívico em um país tão desigual.

“Combater a fome num país tão desigual é mais do que um gesto humanitário: é um dever cívico. E é para que se tome essa consciência que estamos reunidos aqui,” afirmou.

Mariana Buaiz, vice-presidente do Shopping Vitória e do IAB, destacou os quatro pilares de atuação do instituto: esporte, inclusão de pessoas com deficiência (PCD), combate à fome e saúde mental.

“O Instituto Americo Buaiz comemora sete anos e resolvemos fazer dois encontros, sendo o primeiro com Edu Lyra, e agora com a Geyze Diniz, pautados nos nossos pilares. Essa conexão é extremamente importante porque conversamos localmente com as instituições que também trabalham estes temas através dos seus atendimentos. O IAB busca dar visibilidade a essas instituições, através das matérias no Folha Vitória, na TV Vitória e nas rádios Jovem Pan e Jovem Pan News”, ressaltou.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Conector-ES, uma iniciativa do IAB, tem como objetivo promover debates e incentivar a atuação de pessoas e empresas como agentes de transformação social, seja através de iniciativas próprias ou apoiando projetos de impacto social. Fundado em 2017, o IAB se dedica a apoiar o desenvolvimento social no Espírito Santo, promovendo projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Fonte: Folha Vitória

Recomendadas