Cervejaria de Venda Nova do Imigrante recebe prêmio de melhor do ano em concurso capixaba | Orgulho Capixaba
News • Economia

Cervejaria de Venda Nova do Imigrante recebe prêmio de melhor do ano em concurso capixaba

Publicado em: 09/12/2023

Na segunda edição da Copa Capixaba de Cerveja Artesanal, promovida pela Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo (Aicerva), a cervejaria Piwo, situada em Venda Nova do Imigrante, foi coroada como a cervejaria do ano. Esse reconhecimento se deve, em grande parte, à produção da primeira cerveja artesanal com base de mandioca no estado, intitulada Mani Kuãi, lançada em setembro deste ano em parceria entre a Piwo, a Cervejaria Aurora e a Botânica Fermentaria. Ao todo, foram inscritas no concurso 285 amostras de 43 cervejarias capixabas. Ao todo, 65 medalhas foram distribuídas entre os participantes.

A Piwo, conhecida por utilizar a mandioca como um dos ingredientes principais e a manipueira, o caldo extraído do tubérculo, para coletar microrganismos locais das Montanhas Capixabas, fermentou a cerveja por um ano, resultando em uma bebida única e autêntica.

“A cerveja de mandioca nasce de uma busca pela originalidade da cerveja brasileira. Os indígenas já faziam cerveja utilizando a mandioca, por isso resolvemos juntar a modernidade do processo atual com a ancestralidade dos processos indígenas. Assim, surgiu a cerveja com base de mandioca”, explicou Tedesko Almeida, sócio e cervejeiro da Piwo.

Além do destaque no concurso, a empresa demonstra um comprometimento com a economia circular e o desenvolvimento do agroturismo consciente. O resíduo sólido, proveniente do malte, é direcionado para a alimentação do gado de produtores locais, evidenciando um cuidado ambiental e social.

A cervejaria, que produz mensalmente cerca de 2 mil litros de cerveja, já foi premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), o maior evento cervejeiro do país, realizado no início do ano.

Além da Piwo, outras cervejarias do interior capixaba se destacaram no evento, reforçando a relevância do setor no estado. A Três Santas, com dez medalhas, foi a campeã em número de premiações, seguida pela Três Torres, de João Neiva, e pela Alquimistas, de Vitória, ambas com quatro medalhas cada.

Os números, revelados pelo Anuário da Cerveja 2022, apontam que o Espírito Santo possui cervejarias em 24 municípios, representando 30,8% das cidades capixabas. Esse percentual coloca o estado como o terceiro com maior densidade cervejeira, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e Santa Catarina. O crescimento do setor cervejeiro no Brasil em 2022, registrado em 11,6%, reforça a contribuição significativa das cervejarias capixabas para esse cenário, com o estado se destacando com uma cervejaria para cada 59.544 habitantes, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

VEJA TAMBÉM: 

Recomendadas