O Circuito Brasileiro de surfe de base começa nesta sexta-feira (22) e vai até domingo (24) na praia do Buraco, em Vila Velha. A expectativa é de lotação máxima, com 240 competidores, de 15 estados, o que segundo a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurfe) seria recorde para um evento de base da modalidade. As outras duas etapas serão em Pernambuco, entre os dias 5 e 7 de agosto, e no Rio Grande do Sul, de 2 a 4 de setembro.
O masculino da primeira etapa do Circuito Brasileiro de surfe de base já está lotado. São 144 jovens nas quatro categorias. Há 48 inscritos na júnior, para até 18 anos, outros 48 surfistas na mirim (16 anos), 32 garotos iniciante (14 anos) e 16 competidores na grommet (12 anos). Entre as meninas, foram confirmadas até segunda-feira (18) 84 competidoras de um limite de 96 vagas.
Atletas como Eric Grattz, Gabriel Lucas, Guilherme Silva e os irmãos Luca e Noah Sathler, já estão confirmados na disputa do campeonato brasileiro. Eric é capixaba e foi campeão do Búzios Surf Pro 2022, no estado do Rio de Janeiro, dando um show fora de casa. No último sábado (16), foi campeão da segunda etapa do Estadual Capixaba, no sub-12, em Guriri. Agora, ele se prepara para a etapa do nacional e está esperançoso de garantir mais um título.
“Estou treinando bastante para o campeonato, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Competir em casa me deixa mais motivado para fazer o título pra cá e colocar no meu estoque de premiações”, contou Eric.