‘Cometa Verde’, que volta à órbita terrestre após 50 mil anos, poderá ser observado da Ufes, em Goiabeiras | Orgulho Capixaba
News • Ciência

‘Cometa Verde’, que volta à órbita terrestre após 50 mil anos, poderá ser observado da Ufes, em Goiabeiras

Publicado em: 10/02/2023

Reprodução / Internet

Reprodução / Internet

A Universidade Federal do Espírito Santo está promovendo a observação do ‘Cometa Verde‘, cujo nome científico é ZTF (C/2002 E3).

De forma púbica e gratuita, os amantes de astronomia podem se dirigir ao campus de Goiabeiras, em Vitória, entre 19h e 21h.

O Cometa Verde está na órbita terrestre pela primeira vez após incríveis 50 mil anos, e a observação do fenômeno pode ser uma oportunidade única.


Quando se aproximam do sol, os cometas sublimam gases que podem ser de variadas cores, mas a mais frequente é a verde, devido a presença de moléculas de dicarbono (C2), sendo exatamente o caso do ZTF (C/2022 E3).

Para contemplar o fenômeno, é necessária a utilização de binóculos ou telescópios, pois o cometa não é visível a olho nu.

Além da observação a partir do campus da Ufes, o Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES), fará uma transmissão ao vivo por meio do site astro.ufes.br. Vale a pena acompanhar a maravilha no céu capixaba!

Recomendadas