News • Sem categoria

Corridas de rua cresceram 29% em 2024 no Brasil

Publicado em: 04/04/2025

Pela primeira vez na história do atletismo brasileiro, foi realizado o levantamento do número de corridas de rua oficiais durante um ano no País. Uma iniciativa inovadora da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) com o apoio da agência de Relações Públicas Esporte & Negócio.

Em 2024, aconteceram no Brasil 2.827 corridas de ruas oficiais, crescimento de 29% em relação a 2023 (2.186). O levantamento inédito foi divulgado na última terça-feira (1º), no 3º Summit ABRACEO/CBAt.

O estado com o maior número de corridas de ruas no ano passado foi São Paulo, com 734. Apenas dois estados não tiveram corridas de rua oficiais em 2024 e 2023: Roraima e Amapá. E Tocantins não teve em 2023, crescendo para sete provas no ano seguinte.

O critério estabelecido para o levantamento foi baseado na lei que rege as corridas de rua em território nacional, o Código Nacional de Trânsito, e a fonte dos dados foram a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e as federações de cada um dos estados mais o Distrito Federal. O levantamento teve início em outubro de 2024 e foi finalizado em março de 2025. Além dos números de 2024, foi levantado também o número de 2023. Cada uma das federações foi contatada por pelo menos três vezes.

Na contagem final, para evitar duplicidade de dados, foram excluídos os dados da CBAt, já que essas corridas já são contabilizadas em sua unidade federativa. Em 2023, a CBAt concedeu 21 permits e, em 2024, 32, crescimento de 52,28%.

Permit é o nome dado à autorização da federação concedida ao organizador da corrida, depois que a empresa se responsabiliza por cumprir uma série de regras para a realização da prova, que são checadas pelos árbitros da federação durante o evento. Regras como número mínimo de banheiros, hidratação, ambulâncias, estrutura da prova, desde a entrega do kit e até a entrega das medalhas, premiação aos atletas da elite – quando houver – até a dispersão dos participantes. O valor do permit é estabelecido pela CBAt.

A ABRACEO, fundada por organizadores de corrida de rua durante a pandemia, em 2020, e que hoje reúne aproximadamente 60 entidades espalhadas por todo o país, teve papel fundamental para a retomada desta modalidade no Brasil. Como não havia um parâmetro oficial da quantidade de corridas de rua realizadas no Brasil, a ABRACEO chamou para si essa responsabilidade.

Cresce também o número de assessorias: quase 104%

Com o crescimento significativo da modalidade no Brasil nos últimos anos, atualmente, cerca de 13 milhões de brasileiros praticam corrida, tornando-a o quarto esporte mais popular no País, atrás apenas da caminhada, musculação e futebol. Além disso, o número de clubes de corrida aumentou 109% em 2024, quase o dobro da média global de 59%, evidenciando a crescente popularidade dessa atividade.

Lutador capixaba em livro internacional

Grande expoente do kickboxing mundial, Laécio Nunes segue representando o Espírito Santo mesmo após se aposentar das lutas profissionais. O mestre da Vitória Fighter terá seu nome incluído na 4ª edição do prestigiado “Black Belt Book – O Livro dos Faixas Pretas”.

Laécio (Foto: Divulgação)

A publicação, que é anual, está em fase final de produção e tem lançamento previsto para junho ou julho deste ano. A iniciativa é um projeto inovador que reúne faixas pretas de distintas artes marciais, com o objetivo de fortalecer o esporte de combate em todo o Brasil.

“Estou muito feliz de poder ter meu nome ao lado de tantos personagens importantes das artes marciais brasileiras e mundiais. O livro dos faixas pretas nos dá a oportunidade de atingir vários públicos dentro da luta e une cada vez mais a categoria”, afirmou Laécio Nunes.

Com a publicação anual, o Black Belt Book tornou-se uma vitrine de destaque para o trabalho de faixas pretas, oferecendo visibilidade e reconhecimento aos praticantes que se dedicam ao aperfeiçoamento de suas habilidades e à evolução das artes marciais.

Em sua 4ª edição, a obra, de autoria de Fábio Bueno, promete expandir ainda mais sua relevância no cenário nacional, consolidando-se como um dos maiores projetos de união da comunidade de faixas pretas.

O lançamento do livro acontecerá de forma especial no Encontro Nacional de Faixas Pretas 2025, evento que reúne grandes nomes da categoria. Esse encontro é uma oportunidade única para que os participantes compartilhem experiências, aprendam uns com os outros, sejam homenageados e, é claro, celebrem o progresso das artes marciais no país.

Capixabas Miguel e Joaquim Emerick encaram um novo desafio, em SC

A pista do balneário de Penha recebe, entre os dias 4 e 5 de abril, a segunda etapa da Copa Beto Carrero de Kart. O evento contará com grandes nomes da base do automobilismo nacional, e entre os competidores confirmados estão os irmãos Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Coach: Gabriel Moura / Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho), que já desembarcaram em terras catarinenses para mais um importante desafio.

Os dois jovens talentos do Espírito Santo têm sido presença constante no pódio da Copa São Paulo Light, com Miguel competindo na categoria Mirim e Joaquim na Cadete. Agora, a disputa na Copa Beto Carrero servirá como parte da preparação para o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado na mesma pista, a partir do dia 29 de novembro.

Joaquim e Miguel Emerick
(KMCom / Divulgação)

“Quero aproveitar essa prova pra treinar bem e conhecer melhor a pista, porque no Brasileiro vai ser bem difícil”, comentou Miguel, animado com a oportunidade de acelerar no traçado catarinense.

Para essa etapa, os irmãos Emerick contarão com um reforço de peso nos bastidores. O coach (treinador) da dupla será o experiente Gabriel Moura, piloto que atualmente disputa a Turismo Nacional e que tem no currículo 12 títulos estaduais de kart em Santa Catarina, três conquistas do Sul-Brasileiro de Kart e um título da Fórmula Delta, entre outras importantes vitórias.

Recomendadas