De sabor incomparável, Socol do ES atravessa gerações e é reconhecido como o único original do mercado | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

De sabor incomparável, Socol do ES atravessa gerações e é reconhecido como o único original do mercado

Publicado em: 28/12/2022

Reprodução / Redes Sociais

Reprodução / Redes Sociais

O Espírito Santo é terra onde muitos talentos, sabores e paisagens são reconhecidas internacionalmente. E em um cantinho da Região Serrana do Estado, um produto para lá de especial atravessa gerações e deixa seu sabor especial na memória e no coração de quem o conhece.

O famoso Socol de Venda Nova do Imigrante já está no mercado dede o início dos anos 90. A maravilha foi trazida pelos italianos ao Espírito Santo, como uma maneira de preservar a carne, já que no tempo da imigração não havia como refrigerar os produtos.


Em entrevista ao portal Orgulho Capixaba, Karla Falqueto, proprietária e produtora da Angelim Socol, empresa familiar que desenvolve o produto no ES, contou como tudo começou.

“Nossos avós e nossos pais mantiveram a tradição de temperar a carne do osso do pescoço do suíno com as iguarias: sal, alho, pimenta-do-reino e outras pimentas para embutir no peritônio (pele que envolve a barriga do porco), e deixavam maturando por meses”, iniciou.

Desde então, a tradição vem atravessando gerações e o produto ganha cada vez mais espaço nas prateleiras dos mercados e nas casas capixabas. Karla explica mais sobre o produto.

“O diferencial é que produzimos conforme a receita tradicional dos imigrantes. Existe toda uma cultura por trás, então, você não come apenas o produto, mas aprecia a história de um povo. Tanto que o socol hoje possui IG (Indicação Geográfica de Procedência), o que garante ao produto uma notoriedade e diferencial, além de garantir a segurança de um produto original e de qualidade”, explica a proprietária.



Além do sucesso do produto ao redor do Brasil, Karla conta a maior motivação para manter a tradição familiar. “Conseguimos perpetuar nossa tradição mantendo os costumes e tradições, passando de geração em geração com esse produto tão peculiar, agregando valor e renda para nossa família” frisou.

Acesse as redes sociais da Angelim Socol e conheça um pouco mais sobre o produto tão tradicional em terras capixabas!

Instagram: @angelimsocol

Recomendadas