News • Orgulho que Inspira

Erica Neves: a primeira mulher que faz história com dedicação e trabalho à frente da OAB-ES

Publicado em: 03/02/2025

 

Erika Neves, no gabinete da OAB. Foto: Divulgação

Texto por: Ivy Coutinho

Uma trajetória marcada pela determinação e pelo trabalho. Foi assim que a advogada Erica Neves chegou à presidência da OAB-ES, tornando-se a primeira mulher a comandar a instituição – no período de 2025 a 2027. Mais do que um feito histórico, sua eleição com 8.790 votos (53,8% dos votos válidos) reflete o reconhecimento da advocacia capixaba ao seu compromisso com a classe. Um novo tempo para a advocacia. Uma OAB para todos.

Persistente e dedicada, Erica sempre teve como marca o engajamento com as pautas essenciais para a classe. Em seu primeiro mês à frente da OAB-ES, já mostrou a que veio. Com uma agenda intensa, ela tem reforçado a presença da Ordem nos tribunais, junto ao Governo do Estado e no diálogo com os Poderes, resgatando o papel ativo da instituição nas grandes discussões da sociedade.

Tudo isso sem deixar de olhar para a própria classe. Erica tem entre as suas missões fortalecer o respeito à advocacia, garantir que as prerrogativas sejam valorizadas e abrir caminhos para a jovem advocacia, estimulando o empreendedorismo no setor.

A presidente Erica Neves entre seus pais, irmão e sobrinha. Foto: Divulgação.

Sua trajetória comprova essa dedicação: graduada pela UFES, é especialista em Direito do Estado e Direito do Consumidor. Foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo, Secretária-Geral Adjunta da OAB-ES (2016-2018), Presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda (2016-2017) e membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio (2016-2018). Além disso, foi a mulher mais votada na eleição da OAB-ES em 2021, deixando clara sua força dentro da instituição.

Um começo de gestão com impacto

E, se a eleição foi histórica, os primeiros passos à frente da OAB-ES mostram que a gestão de Erica também será marcada por ação. Logo no primeiro dia do ano, ela prorrogou o desconto de 15% na anuidade da Ordem, garantindo um alívio financeiro para os advogados. O diálogo com o poder público também foi reforçado, e uma das primeiras agendas institucionais foi uma reunião com o secretário de Estado da Justiça para discutir a criação do Núcleo de Audiência de Custódia.

Entre as iniciativas voltadas para a valorização da advocacia, Erica criou a Procuradoria de Prerrogativas, ampliando a defesa dos direitos da classe, e promoveu mudanças significativas na estrutura da OAB-ES, extinguindo e reduzindo nove taxas administrativas.

Outro avanço importante foi a ampliação do acesso às salas de apoio da OAB-ES. A partir de agora, todos os advogados podem utilizá-las, independentemente de sua situação financeira com a Ordem. E, pensando em quem precisa regularizar pendências, a nova gestão implementou um programa inédito de apoio à advocacia, que oferece abatimento de 100% dos juros e 10% de desconto para quitação de dívidas.

Com uma gestão dinâmica e pautada pelo respeito, Erica Neves não apenas fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir a OAB-ES, mas está provando, dia após dia, que seu trabalho será de transformação e fortalecimento da advocacia capixaba.

Erika Neves. Foto: André Leão

Alguns atos do primeiro mês de gestão:

  • Prorrogou prazo para pagamento da anuidade com descontos;
  • Extinguiu taxas e reduziu valor de taxas cobradas pela OABES;
  • Abriu o acesso direto da advocacia ao quarto andar na Sede da OABES;
  • Conseguiu um amplo espaço para a sala da advocacia em frente ao Tribunal de Justiça (TJES);
  • Proibiu qualquer restrição de cesso aos advogados às salas da OABES;
  • Liberou pequenos lanches na sala do TRT;
  • Conseguiu liberar a passagem dos advogados diretamente nos andares entre os prédios da Justiça do Trabalho e (JT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT);
  • Conseguiu um hall e o acesso dos advogados à JT uma hora antes das audiências;
  • Conseguiu uma vaga de gestante perto do elevador da JT;
  • Conseguiu liberação do uso de ternos e gravatas até o fim do verão;
  • Ativou o Plantão de Prerrogativas;
  • Colocou em operação em 6 dias a sala do fórum criminal.

Recomendadas