Vitória, Capital do Espírito Santo (Foto: WordAtlas)
O Espírito Santo agora é associado ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que conta com mais de 100 governos subnacionais. A assinatura, realizada pelo Governo do Estado, foi realizada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que acontece na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito.
Com a assinatura, o Espírito Santo passa a fazer parte de uma rede de mais de 2.500 entes subnacionais em todo o mundo. Desta forma, o Estado pode realizar troca de experiências com os demais associados e receberá suporte para levar a agenda de mudanças climáticas aos seus 78 municípios.
“Quero agradecer ao ICLEI pela oportunidade de fazer parte dessa associação. Queremos estar em sintonia e cada vez mais forte com o tema das mudanças climáticas. Nosso intuito é ajudar o Brasil a atingir as metas acordadas em Paris em 2015. Para isso, precisamos iniciar o processo fazendo o nosso dever de casa”, disse o governador Casagrande.
Participaram da assinatura, o presidente da ICLEI no Brasil, Rodrigo Conrad, além de integrantes da comitiva capixaba na COP 27: a com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Fabrício Machado; a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, e o coordenador de projetos, Robson Monteiro.
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, a instituição colabora com as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.