Reprodução / Redes Sociais
Na memória de muitas pessoas ao redor do mundo, a lembrança da professora ou professor dos primeiros anos de escola ainda é muito clara.
Aqueles profissionais da educação que são nossa primeira referência de como se portar, sobre as disciplinas básicas que aprendemos, dentre tantos ensinamentos que marcam a nossa vida.
Com o intuito de valorizar e homenagear tais profissionais e colegas, o professor Marcio Damartini iniciou o projeto “Elas por Elas”, com o intuito de resgatar a história de professoras aposentadas do Espírito Santo.
Em entrevista ao portal Orgulho Capixaba, Marcio contou sobre suas pretensões com o projeto e a importância dele para a valorização das professoras ao redor do Estado.
“O projeto surgiu quando eu fiz a minha dissertação de mestrado e descobri que as professoras capixabas, aquelas que deram aula na roça, que deram a vida pela educação, foi um grupo mais vigiado pela polícia. Então, o meu objetivo é contar a história dessas pessoas antes delas morrerem”, iniciou.
Ver essa foto no Instagram
Marcio utiliza as ferramentas das redes sociais para expandir o projeto. Com o auxílio do YouTube e do Instagram, o professor dá voz as professoras que merecem ter a história conhecida e reconhecida por todos.
“A motivação maior para tocar o projeto é realmente dar voz e vez as pessoas que se empenharam pela educação. No caso, prioritariamente as professoras, mas também os professores. Enfim, aqueles que deram a sua vida para educar as pessoas no Brasil”, explicou Marcio.
De acordo com o professor, só na Região Sul do Espírito Santo, são mais de 300 mil pessoas impactadas com o projeto.
Para ele, projetos como o “Elas por Elas” devem se espalhar ao redor do Brasil e do mundo. “Com isso, começamos a valorizar as professoras em vida, se não as pessoas só valorizam depois que elas falecem. O grande objetivo do projeto é justamente valorizar as pessoas enquanto elas estão vivas”, concluiu o professor.
Além do projeto de valorização das profissionais da educação, Marcio mantém um perfil no Instagram e um canal no YouTube onde dá breves dicas sobre o ensino e divulga sua rotina entre aulas, palestras e as professoras marcadas com o projeto.
Confira!
Rede Social: @professormarciodamartini
Canal do YouTube: Professor Marcio; um espaço para histórias
Ver essa foto no Instagram