Projeto Social resgata vidas em Brejetuba | Orgulho Capixaba
News • Esporte

Projeto Social resgata vidas em Brejetuba

Publicado em: 23/01/2024

Marcos Dias Couto, mais conhecido como Coutinho, de 43 anos, é o responsável do projeto que vem transformando vidas em Brejetuba. Com muita paixão pelo universo da luta e sempre ajudando em atividades sociais, juntou-se com os amigos, Maurício Toze e Elton Ribeiro, para criar o Ministério Provisão.

“Começamos os treinos em 2015 na cidade de Brejetuba em uma varanda cedida e passamos a convidar crianças e jovens para treinar. Durante os treinos passamos a envolver os alunos em causas sociais, orientando quanto ao risco no uso das drogas lícitas e ilícitas. Conquistamos a confiança deles e resgatamos alguns do vício e do tráfico”, destacou Coutinho.

Por meio do Jiu Jitsu, o projeto busca conscientizar e resgatar o máximo de jovens e crianças possível “orientando e ensinando através do amor pregado por Cristo, e da disciplina e respeito do Jiu Jítsu”, comenta. Hoje, os treinos acontecem em um ponto cedido pela prefeitura, sem mensalidade. A manutenção é possível graças à colaboração de alunos, pais, empresários e amigos.

Mestre Coutinho ao lado dos alunos

E o espírito solidário ultrapassou a cidade. No mês de dezembro, o projeto foi iniciado em Ibatiba, com o apoio do Ministério Aliança, da Arena Fight, do Mestre Agnaldo Góes e outros apoiadores que acreditam na causa.

Muito além de artes marciais, o Ministério Provisão também realiza a ação “Cesta Solidária”, no qual alunos e pais reúnem todos os meses alimentos para famílias em vulnerabilidade social.

Coutinho destacou que lutadores mirins já não são apenas alunos. Construíram laço que vão além dos treinos. “Ligamos se alguém some, nos preocupamos se alguém está triste, compartilhamos as batalhas e as vitórias”, pontua.

“Certa vez estávamos em um grande campeonato na cidade de Vitória, ônibus emprestado, pouco recurso. Eu estava preocupado se todos haviam almoçado e um aluno me chamou a atenção. Perguntei ‘filho, você pegou a sua marmita?’ e ele respondeu ‘sim professor, mas estou aguardando meu irmão terminar de lutar para eu dividir meu almoço com ele’, sendo que havia marmita para os dois”, relata o lutador

Atualmente, o Ministério Provisão atende 70 famílias em Brejetuba. Coutinho comenta, animado, que as expectativas com o grupo são as melhores possíveis e espera alcançar, em brevee, 100 famílias e em Ibatiba.

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas