Reprodução/Prefeitura de Vila Velha
Com informações: Anderson Neto | Prefeitura de Vila Velha
O Sítio Histórico da Prainha oferece uma série de opções de lazer, cultura e religiosidade para moradores e turistas. A região onde nasceu o Espírito Santo abriga o Convento da Penha, a Casa da Memória, o Museu Homero Massena, a Igreja do Rosário, o Parque da Prainha com a sua Fonte Interativa, entre outros atrativos.
Esses locais são gratuitos e acessíveis a crianças, adultos e idosos, sendo uma ótima opção de entretenimento para toda a família. Confira os horários de funcionamento de cada local na tabela abaixo. A maioria dos equipamentos é mantida pela Prefeitura de Vila Velha.
Além disso, o local tem recebido diversos bares e restaurantes que completam as opções de lazer para todos os gostos. O Parque da Prainha também tem sido palco para grandes eventos, festas e shows, atraindo multidões.
Parque da Prainha
Berço da Colonização do Solo Espírito-santense, o Parque da Prainha foi inaugurado no dia 29 de março de 2024 pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, em uma solenidade que reuniu uma grande multidão.
Para simbolizar o local exato onde a colonização do Espírito Santo começou, com o desembarque de Vasco Coutinho na capitania, em dia 23 de maio de 1535, um Marco Zero foi construído no Parque da Prainha.

Foto: Adessandro Reis
Fonte Interativa do Parque da Prainha
Durante a estação mais quente do ano, uma ótima opção para visitantes e moradores é a Fonte Interativa, no Parque da Prainha. Desde a sua inauguração, em março de 2024, a Fonte tem encantado as famílias com suas águas dançantes, de 339,92 m² e com 24 jatos.
Além da Fonte Interativa, o Parque da Prainha, com área de 42,5 mil metros quadrados, conta com parquinho para crianças (381,90m²), local destinado aos animais de estimação (420,60m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, banheiros, entre outros atrativos.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vila Velha
Casa da Memória de Vila Velha
A Casa da Memória possui tombamento provisório pelo Conselho Estadual de Cultura. A construção do século XIX abriga uma exposição permanente de fotografias, objetos e outras imagens que guardam a história da formação do município e do Estado.
Em 1989 os moradores da região se movimentaram para que ali fosse instalado um museu, resultando na contratação do projeto para reforma e ampliação do antigo casarão, que hoje abriga a Casa da Memória.
Em sua área externa é possível conhecer o antigo bonde que circulava por Vila Velha. Recentemente o local ganhou uma reforma em toda sua estrutura.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vila Velha
Museu Homero Massena
Local onde morou o artista de 1951 até 1974. Natural de Barbacena (MG), adotou Vila Velha como sua cidade. Homero Massena produziu suas melhores pinturas nesse espaço que hoje recebe o seu nome.
O local que abriga o museu é uma das últimas construções arquitetônicas da primeira metade do século XX. Com fachadas pintadas de branco e azul e com detalhes em pedra, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vila Velha
Igreja do Rosário
Erguida a partir de uma ermida construída em 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, a Igreja do Rosário é considerada um marco da colonização do Espírito Santo. É uma das igrejas mais antigas do Brasil e uma das únicas em funcionamento desde sua fundação.
Em 1950 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos os anos, no dia 7 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade de Vila Velha.
Convento da Penha
Em 1566 foi iniciada a construção de uma ermida sob um penhasco de 154 metros de altitude em homenagem a Nossa Senhora das Alegrias. Sua obra original teve início somente em 1651 e seu projeto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Convento de Nossa Senhora da Penha é o principal atrativo turístico, religioso, histórico e cultural do Espírito Santo e oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, da capital Vitória e da 3ª Ponte.
No mês de abril é realizada a Festa da Penha em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo. A data é móvel e é celebrada oito dias após o Domingo de Páscoa.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vila Velha
Fonte Interativa
De segunda a sexta-feira, das 9 às 10 horas, das 14 às 15 horas, e da 19 às 20 horas.
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 12 horas, das 15 às 17 horas, e das 19 às 21 horas.
Museu Homero Massena
Terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 17h30
Igreja do Rosário
Segunda a sexta-feira e feriados, das 09h às 16h30 (entra o último grupo de visitantes)
Casa da Memória de Vila Velha
Terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h30
Convento da Penha
Missas na Capela de Segunda-feira a sábado: 7h, 9h, 11h e 15h (também transmitida pelas redes sociais).
Domingo: 5h, 7h, 11h e 15h
Missas no Campinho do Convento
Missa da Saúde: toda quarta-feira, às 15h (também transmitida pelas redes sociais); domingo, às 9h (também transmitida pelas redes sociais)
Portão de acesso ao Campinho
Segunda a sexta-feira, das 6h às 16h45 (subida de veículos liberada)
Sábado – 6h às 16h45 (a partir das 6h, sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 5h. Ao longo do dia a subida é proibida)
Domingo – 4h às 16h45 (a partir de 4h, sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 5h. Ao longo do dia a subida é proibida)
Também fica permitido o acesso de veículos que transportam cadeirantes ao longo do dia.
Sistema do transporte: Vans (ingresso subir e descer R$ 6,00)
“Trenzinho das Alegrias” (ingresso subir e descer R$ 20,00)